III Encontro de Profissionais da Educação Infantil

Objetivo é contribuir com a prática pedagógica e a interação entre profissionais de educação

26 de agosto de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou o III Encontro de Profissionais da Educação Infantil Municipal (Epeim), com o tema "Adoleta - a cultura no cotidiano infantil". O evento aconteceu no Iate Clube Aquidabã e reuniu mais de 400 profissionais de educação que trabalham diretamente com crianças de creche e pré-escola. O objetivo desses encontros é proporcionar aos profissionais de educação infantil do município a formação continuada, no sentido de contribuir com suas práticas pedagógicas, além de incentivar a utilização de diferentes linguagens e as atividades lúdicas no cotidiano da educação infantil para o desenvolvimento da criança.

O encontro foi um momento de grande interação entre os profissionais que atuam na rede e recebeu elogios da palestrante Maria de Fátima Simas Malheiros, que é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em educação infantil.

- Mais uma vez Angra dos Reis mostra a importância que vem dando à educação infantil no município. Observamos que aqui existe uma equipe que pensa, reflete e trabalha o direito das crianças. Esses direitos implicam em um espaço educativo de cuidados e qualidade, onde elas possam produzir cultura. E mais uma vez Angra sai na frente com a questão da cultura, da tradição cultural, incluindo-a no cotiano da educação infantil, no respeito à diversidade, o que é muito importante devido à riqueza geográfica e natural que compõe o município - destacou Maria de Fátima.

O polo Musical Yumi Imanishi Faraci apresentou a história cantada "A canoa como ponte de alimento e vida", que é uma homenagem ao povo caiçara da cidade de Angra. O professor de artes da rede municipal de ensino, Cagério de Souza, apresentou músicas de sua autoria que trabalham vários assuntos pedagógicos, de forma que a criança possa aprender através de brincadeiras, jogos e canções. Ele acredita que essa didática melhora a qualidade das aulas, facilitando o aprendizado.

Para a gerente de Educação Infantil, Débora Knupp, a formação continuada é essencial para a busca do conhecimento e a troca de experiências:

- O educador infantil geralmente pesquisa bastante e está sempre em busca de mais formação, porque trabalhar com crianças é instigante, já que elas estão em uma fase de descoberta. Sabendo da importância desse espaço coletivo de troca e de busca, trazemos sempre palestrantes com referência nacional e que podem dar grande contribuição para a área de educação infantil. Temos percebido grandes mudanças nesta área. Esta fase é fundamental para as crianças, que estão desenvolvendo toda a sua capacidade cerebral. É quando acontece a maioria das conexões. É a fase ideal para estarmos instigando, desafiando e levando a criança a experimentar e a criar. A participação dos profissionais tem sido cada vez maior e isso melhora a qualidade do trabalho que é oferecido - afirma Débora Knupp.