Alunos entregam mantimentos em asilo de Angra

Estudantes da rede pública arrecadaram mais de 300 kg de alimentos na Semana do Meio Ambiente

26 de junho de 2014
Como desdobramento das atividades realizadas pelo Núcleo de Educação Ambiental, da Escola Municipal Tereza Pinheiro, na Japuíba, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou na manhã desta quarta-feira, 25, a entrega de alimentos não perecíveis no Asilo São Vicente de Paula.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental, da Gerência de Educação Comunitária, Fernando Guerra, a doação dos mantimentos é consequência da troca das mudas produzidas pelos alunos no viveiro da escola, durante as atividades de educação ambiental. O número de alimentos arrecadados gira em torno de 360 kg.

- Nosso objetivo com esse trabalho é aproximar as crianças da escola com as comunidades e com os grupos sociais que vivem em condição de risco ou necessidade. Isso faz com que eles sintam um pouco mais a importância da solidariedade e a necessidade de ajudar as comunidades de formas diversas, não só através do plantio, mas também da troca dessas mudas por donativos. Este ano, conseguimos um número significativo de alimentos e houve uma participação muito expressiva dos órgãos da prefeitura, que se articularam internamente. Foi muito interessante. Os alunos da escola ficaram muito satisfeitos e surpresos com o número de alimentos arrecadados em função do trabalho deles - comemorou Guerra.

A coleta de alimentos foi uma das atividades realizadas na Semana do Meio Ambiente. A doação dos mantimentos foi realizada pelos alunos do 9º ano da Escola Tereza Pinheiro, Cleiton Soares, Taís Regina, Carolina Sagioro, Bruna Neves e Denis Moreira, além da diretora da unidade, Simone Viana. Representando a Secretaria de Educação estavam os coordenadores de Educação Ambiental, Fernando Guerra e Cândida Aparecida.

Guerra destaca que a Gerência de Educação Comunitária está tentando expandir esse trabalho em outras unidades escolares, pois a Secretaria de Educação acredita que esta é a melhor forma de trabalhar com os alunos o exercício da cidadania, solidariedade, cooperação, participação e justiça social. A assistente social do asilo beneficiado, Andreza Corrêa, falou da importância da participação dos jovens em trabalhos como esse.

- O Asilo São Vicente de Paula agradece a doação dos alimentos. Agora nossa dispensa vai ficar cheia. O número de idosos aqui aumentou bastante e a procura é grande. É um gesto muito carinhoso desses jovens que estão iniciando a vida e pensando no próximo. Eu nunca tinha visto um projeto desses. Geralmente as doações que recebemos são das pessoas da terceira idade que tiveram uma experiência de vida grande. Acho que se todos os jovens se doassem um pouquinho a esses projetos sociais, a sociedade estaria mais tranquila - reconhece Andreza.