Saúde mental em pauta

Seminário Regional de Atenção à Crise discutiu demandas de pacientes psiquiátricos e usuários de drogas

25 de março de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, através do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Baía da Ilha Grande (Angra, Paraty e Mangaratiba), realizou na segunda-feira, 24, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o Seminário Regional de Atenção à Crise em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. O evento contou com duas palestras e um debate com os profissionais ao final. O secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos, participou do evento. A iniciativa teve ainda o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

O objetivo foi discutir o atendimento aos pacientes psiquiátricos e promover uma aproximação com os profissionais que trabalham diretamente com esse público. Os palestrantes convidados foram Ângela Monteiro, coordenadora geral do programa de saúde mental de Resende, e o enfermeiro Leonardo da Silva, coordenador do serviço de referência hospitalar, também em Resende.

As palestras foram sobre o dispositivo de atendimento que Resende criou para lidar com pacientes em crise que chegam na rede pública de saúde. Esse dispositivo proporciona um atendimento intensivo, sem precisar interná-los em clínicas psiquiátricas.

Segundo Ângela, os pacientes psiquiátricos e usuários de álcool e outras drogas não são mais afastados e isolados de sua comunidade. Eles agora são tratados com o apoio dos profissionais da saúde e dos Centro de Atenção Psicossocial (Caps), dento de sua cidade.

- Nos aproximamos dos hospitais para que possamos trabalhar com os pacientes dentro do próprio hospital, sem precisar levá-los a uma clínica psiquiátrica fora da cidade. Assim, podemos fortalecer os vínculos familiares e dar continuidade a tratamento, manejando o paciente com o acompanhamento do Caps - falou Ângela Monteiro.

Participaram do evento os profissionais da Atenção Básica de Saúde, agentes comunitários de saúde de ESF, Associação de Usuários e Familiares de Angra, profissionais de saúde mental, Samu.