Costa Verde discute economia solidária

Encontro serve de preparação para conferências estadual e nacional

25 de março de 2014

A Prefeitura de Angra, juntamente com os fóruns municipais de economia solidária de Paraty, Itaguaí, Angra e Mangaratiba, organiza nesta quinta-feira, dia 28, a terceira Conferência Regional de Economia Solidária da Costa Verde. O encontro será na Casa Larangeira, das 8h às 17h30, e irá reunir representantes de movimentos sociais, sindicatos, pastorais, quilombolas, indígenas, cooperativas e demais associações que, de algum modo, relacionam-se com o tema. O modelo abrange diversos tipos de produção, como as de associações de artesãos, de pescadores ou de produtores rurais. 


 A economia solidária se caracteriza por ser um modelo econômico e de produção que, em muitos aspectos, se distancia da lógica capitalista. Prioriza a ação e produção coletivas, a comunidade e a sustentabilidade. A economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riquezas centrada na valorização do ser humano e não no capital. Tem base associativista e cooperativista e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido.


 A economia solidária propõe-se como alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista. Além disso, possui uma finalidade multidimensional, que envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. 


 – Alguns dos pressupostos da economia solidária são a qualidade do produto, o respeito ao meio ambiente e o comercio justo. Basicamente, é um modelo gerido pela coletividade, no sentido que visa beneficiar a família, a comunidade, e não somente o patrão – explica Luiz Ribeiro Caldas, membro do Fórum de Economia Solidária de Angra dos Reis. 


 O encontro serve como preparativo para as conferências estadual e nacional de economia solidária, que serão realizadas ainda neste ano. Na Conferência Regional da Costa Verde será discutido tudo o que foi feito na área de 2006 – data da última conferência – para cá, além das diretrizes para as próximas ações. O encontro também tem como objetivo formar novos agentes de economia solidária, difundindo os preceitos do modelo. A partir da conferência, serão elaborados planos municipais e territoriais de economia solidária.     


 O encontro também irá contar com exposições de produtos feitos por associações e cooperativas da região. Inscrições e credenciamentos podem ser feitos no local. Mais informações: ssg@angra.rj.gov.br.