Prefeitura vai recolher animais abandonados

Animais de rua serão acolhidos em centro de tratamento

24 de abril de 2014
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, inicia logo após o feriado da Semana Santa, uma operação para o recolhimento de animais abandonados pelas ruas da cidade. Após um longo processo de seleção, uma empresa especializada nesse tipo de ação foi contratada para dar tratamento adequado e digno aos animais recolhidos. O Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (Cirac) tem sede na cidade de Porto Real e receberá até 30 animais em cada operação de captura.

O Cirac é uma empresa privada, treinada para a captura dos animais errantes e capaz de oferecer segurança à população e aos animais, com transporte especializado, instalações dentro dos padrões exigidos pela legislação. Antes da contratação, o local foi avaliado pelas equipes da Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Zoonoses, todas da secretaria de Saúde, que certiticaram-se das condições de segurança e conforto aos animais.

- O que a população deve entender é que, a partir de agora, os donos de animais não podem deixar cachorros, gatos, cabras e outras espécies em vias públicas, pois estes serão recolhidos e levados para Porto Real. Se apreendidos, a responsabilidade pelo recolhimento do animal será dos proprietários - ressaltou o diretor de Vigilância Ambiental, Romário Aquino.

Os cães recolhidos receberão um chip de identificação, pelo qual a Prefeitura terá controle sobre a adoção ou destinação dos animais. Segundo Romário, o recolhimento de animais visa prover ordenamento da cidade e também da Ilha Grande, no que diz respeito à população animais, especialmente de cães. A empresa contratada poderá abrir sede em Angra para que os animais permaneçam na cidade.

- O recolhimento de animais é uma revindicação antiga da população. Muitos se incomodam com a quantidade de cachorros abandonados pelas ruas do continente e da Ilha Grande. Esses animais serão recolhidos por uma empresa séria, que cuidará dos animais com respeito, atenção, cuidados veterinários e de nutrição. O Cirac tem um índice de adoção muito alta e dará uma oportunidade de um lar aos animais - explicou o secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos.

Paralela a esta ação, a Prefeitura de Angra também contratará, em breve, o serviço de castração de cães e gatos para setores da população interessados na esterilização de seus animais. Para mais informações sobre o recolhimento de animais, basta entrar em contato com o setor de Zoonoses da Saúde no telefone (24) 3377-4025.