Cultuar prorroga inscrições para Festa do Divino

Festa acontecerá de 30 de maio a 08 de junho, no Cais de Santa Luzia

24 de abril de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural do Município (Cultuar), está com inscrições abertas para as danças da Festa do Divino Espirito Santo desde o dia 2, prorroga o prazo para o dia 25 de abril.

Para as danças da Festa do Divino. As inscrições serão feitas na Casa Larangeiras e os interessados devem apresentar documento de identificação. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e ter altura máxima de 1,30m para participar da dança dos coquinhos.

São 32 vagas para a dança dos coquinhos, 32 vagas para os velhos, 36 vagas para os marujos, 28 vagas para lanceiros e 32 vagas para a dança das jardineiras.

A Festa do Divino, que é uma das mais tradicionais festas da cultura popular de Angra dos Reis, será realizada de 30 de maio a 8 de junho, com uma extensa programação religiosa e cultural no Cais de Santa Luzia, onde será montado o império.

As celebrações religiosas terão início no dia 30 de maio, com novenas e missas na igreja Matriz, onde será feita a entrega das bandeiras do Divino às comunidades da paróquia Nossa Senhora da Conceição.

O menino imperador deste ano, escolhido através de sorteio pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, foi Kauã dos Reis Abreu da Silva, 11 anos, morador do Morro do Peres e, para o séqüito, foram sorteados: Vítor Soares Machado, Leonardo Silva dos Santos, João Fellipe Cotia da Rocha, João Gabriel Domingues, Gabriel Fonseca do Amaral, Matheus Ricardo Gullo,Pedro dos Anjos Gomes e Wellington Brito Leite Júnior

A FESTA

De origem portuguesa, a festa nasceu em Alenquer, no século XIV, chegando a Angra dos Reis no século XVII. Durante o apogeu do ciclo do ouro, no século XVIII, a festa recebeu novos elementos enriquecendo e oficializando a realeza do Imperador do Divino Espírito Santo, representado por um menino escolhido entre as famílias da região. Hoje o Menino Imperador é escolhido, através de sorteio, entre os meninos da catequese.