Gamboa do Belém recebe sala de atendimento médico

Na mesma ocasião foi entregue o aumento da captação de água da comunidade

24 de março de 2014
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, entregou na semana passada, uma sala de atendimento médico aos moradores da Gamboa do Belém. O local está anexo à igreja Assembleia de Deus da comunidade e dará assistência ao bairro até o término das obras de construção da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da comunidade, que já estão em andamento. A prefeita angrense Conceição Rabha e o vice-prefeito Leandro Silva foram ao bairro conversar com os moradores.

- Estamos cumprindo aqui um compromisso que é levar atendimento médico a todos. A Gamboa do Belém já esteve esquecida e estamos dando uma resposta. Nosso governo trabalha para que o cidadão tenha qualidade de vida e vocês podem ter certeza de que não iremos parar com os investimentos nessa comunidade - disse a prefeita Conceição, que foi bastante saudada pelos moradores.

Em sua exposição à comunidade, o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, destacou que o setor é um dos que mais recebe investimentos do Governo Municipal. Disse, porém, que as dificuldades encontradas foram muitas. Ele confirmou a abertura de uma unidades do Saúde da Família na Gamboa, com médico e outros profissionais e disse que até o final do ano, pelo menos 70 comunidades terão a sua própria equipe do Saúde da Família.

- Assumimos a gestão com deficiências na rede de saúde e estamos conseguindo realizar melhorias. A comunidade da Gamboa do Belém começou a ter atendimento médico numa sala da escola municipal do bairro, porém percebíamos que aquele não era um espaço adequado. Conseguimos então com a ajuda do pastor Adalberto Silva, a cessão desse espaço da igreja e a melhoria no atendimento, até que a obra do ESF Gamboa esteja concluída - destacou Carlos.

O vice-prefeito Leandro Silva lembrou que, desde que era vereador, a comunidade da Gamboa pedia uma unidade de saúde a fim de melhorar o dia a dia dos moradores.

- Esta luta da comunidade eu acompanho desde quando eu estava na Câmara, mas o antigo governo não conseguiu atender. Hoje damos a resposta de que nosso governo quer sempre investir na infraestrutura das comunidades e oferecer atendimento digno a todos - disse o vice-prefeito Leandro Silva.

Para a presidente da associação de moradores local, dona Zezé, o novo espaço é uma conquista. Ela estava bastante emocionada e agradeceu à Prefeitura pelo serviço que será oferecido à comunidade.

- Hoje é um momento mágico para toda comunidade, pois até então o único investimento na Gamboa do Belém, foi a escola municipal construída ainda no governo Neirobis. A prefeita Conceição Rabha está empenhada em promover melhorias não só para a Gamboa do Belém mas em todo município - disse Zezé.

Adutora do bairro também recebe reforço

Na ocasião da entrega da sala de atendimento médico, a Prefeitura de Angra, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saae), também entregou à comunidade da Gamboa, as obras de reforço na adutora do bairro, que recebia, em dias alternados cerca de 10 mil litros/hora e agora passará a receber diariamente 45 mil litros/hora de água. Foram assentados cerca de 1,5 km de tubos, tendo o objetivo de resolver por definitivo o problema de abastecimento de água na Gamboa do Belém. O custo estimado da obra foi de R$ 72 mil, já inclusos materiais, equipamentos e mão de obra e foi realizada por equipe e orçamento próprios do Saae/Angra.

- Esta é mais uma intervenção visando melhorias para a Gamboa, respondendo a uma das promessas de campanha de nossa prefeita. Queria parabenizar também a incansável equipe do Saae que se empenhou para estarmos aqui hoje - disse Mário Marcio, presidente da autarquia de água municipal.