Prefeita visita Casa de Cultura do Abraão

Conceição foi à exposição "Cantos, Tambores e Saberes - As várias Áfricas de Angra dos Reis"

24 de fevereiro de 2014
Em visita à Ilha Grande, a prefeita Conceição Rabha e o vice-prefeito Leandro Silva estiveram neste sábado, 22, na Vila do Abraão, onde inauguraram o sistema de monitoramento do local, implantado pela Secretaria de Defesa Civil.

Durante a visita à comunidade, Conceição Rabha e Leandro Silva, acompanhados do presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Délcio José Bernardo, visitaram a exposição "Cantos, Tambores e Saberes - As várias Áfricas de Angra dos Reis" na Casa de Cultura. A prefeita ratificou a importância de implantar políticas públicas de cultura na comunidade.

- Conversei com um grupo de adolescentes e jovens que me cobraram a recuperação da quadra de esportes e uma praça. Pedi prioridade neste atendimento. Área de lazer é importante, mas também precisamos desenvolver políticas públicas de cultura no Abraão e ocupar a Casa de Cultura com exposições como esta - finalizou a prefeita.

O presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo, informou que o objetivo é aproximar a Casa de Cultura das atividades ligadas à realidade dos ilhéus.

- Queremos ocupar este espaço com exposições, cursos, oficinas e atividades que tenham relação com a vida dos moradores, a história dos pescadores, dos caiçaras, a culinária, o trabalho, e mostrar a cultura do morador da Ilha Grande. Queremos que o morador se reconheça neste espaço - declarou Délcio.

Também acompanharam a visita os secretários de Governo, Robson Marques, de Defesa Civil, Marco Oliveira, de Obras Jefferson Decacche, de Pesca, Júlio Magno, o Controlador-Geral João Duarte e a presidente da Turisangra, Sílvia Rúbio.

A EXPOSIÇÃO

A exposição reúne fotografias, quadros, desenhos, vestuários e objetos musicais que contam a história dos negros, desde a África aos moradores negros do Bracuí, que, em 2012, obtiveram o reconhecimento do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Palmares como comunidade quilombola.

Os instrumentos musicais usados pelos povos africanos e inseridos nos cultos afros no Brasil para celebrar a alegria e espantar os maus espíritos dão o tom da exposição, que conta ainda com a exibição do vídeo "Jongos, Calangos e Folias", produzido pela equipe da Universidade Federal Fluminense.

A mostra também homenageia um dos maiores líderes negros do Brasil - Zumbi dos Palmares - e sua luta pela libertação dos escravos, liberdade dos cultos religiosos e prática da cultura africana no Brasil.