Eventos marcam Dia Mundial sem Carro em Angra

Parte do Centro teve ruas fechadas para atividades

22 de setembro de 2014
A cidade de Angra dos Reis fez parte da mobilização mundial do Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta segunda-feira, 22, em várias cidades do país. A ação no município envolveu o fechamento de ruas e foi coordenada pela secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com apoio de outros organismos da prefeitura municipal. O objetivo da data, criada na França na década de 90, é fazer com que os cidadãos adquiram hábitos sustentáveis e conscientização ambiental.

Para alcançar parte deste objetivo, em Angra, a rua do Comércio foi fechada ao trânsito de veículos, assim como parte da avenida Raul Pompeia. Ambas são importantes vias de tráfego no Centro da cidade. Por causa do fechamento, houve alteração no fluxo de veículos. Os ônibus que normalmente circulam pela Raul Pompeia passaram pela rua Honório Lima e depois pela avenida Oswaldo Martins (próxima ao trevo do aterro do São Bento). O evento serviu também para testar um eventual reordenamento no Centro, embora a partir desta terça-feira, 23, todo o fluxo retorne ao normal.

- A Prefeitura está avaliando outro trajeto para os ônibus, para melhorar o trânsito na região central do município. O Dia Mundial sem Carro foi um momento importante para que os moradores possam refletir sobre a importância do uso do transporte coletivo e da bicicleta, uma vez que, tirando carros de circulação, diminuiremos a poluição, o estresse e os conflitos no trânsito - Ana Paula Nascimento, subsecretária de Desenvolvimento Urbano de Angra.

Como parte da programação houve roda de capoeira, exibição de filmes na Casa de Cultura e mostra de serviços da Prefeitura de Angra.