Angra sedia entrega da premiação de Festival de Contos

Cantor Eduardo Dussek entrega prêmio de literatura

22 de setembro de 2014
O Teatro Municipal Câmara Torres, do Centro Cultural Theophilo Massad, em Angra, foi o palco para a realização do 2º Festival de Contos do Rio de Janeiro no último fim de semana (dias 19 e 20). O evento é uma iniciativa da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) e contou com apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar).

A iniciativa é inspirada em festivais internacionais e visa a difusão, discussão e fomento de um dos gêneros literários mais populares, o conto. De acordo com a presidente da associação, Izabelle Valladares, nesta segunda edição, a Literarte preparou uma grande festa de encontro entre o contista e o leitor.

- Escolhemos Angra dos Reis não apenas pela beleza, mas principalmente por sua riqueza histórica. Sabemos da ligação com a literatura que a cidade construiu, por meio de grandes escritores - disse a presidente.

Além de premiar os contistas do festival, o Literarte agraciou também instituições que colaboram e atuam no desenvolvimento de trabalhos de incentivo à leitura. Quatro unidades da rede municipal de ensino foram contempladas com a moção de aplausos de incentivo à literatura: a creche Jair Landim (Balneário) e as escolas municipais Tânia Rita (Belém), Regina Célia Monteiro (Morro do Carmo) e Doutor Orlando Gonçalves (Banqueta) foram reconhecidas por seus trabalhos.

- Na nossa escola desenvolvemos o projeto “Literatura em Ação“. Desde o ano passado, a cada bimestre trabalhamos um autor diferente. Este ano, além do autor, estamos trabalhando os eixos temáticos de literatura e, no final do ano, faremos uma mostra pedagógica com a participação da família dos alunos, para apresentar o resultado do trabalho. Foi uma grata surpresa recebermos a moção como forma de reconhecimento por este trabalho - declarou Melina Rocha, pedagoga da Escola Municipal Regina Célia.

Durante a abertura do evento, na sexta-feira, 19, houve o lançamento do livro com os contos da primeira edição do Festival. A noite seguiu com a leitura dramatizada de dez contos selecionados pela votação popular. No sábado, 20, a grande atração foi o cantor Eduardo Dussek, que, através de um pocket show, convidou os agraciados para receber a premiação do festival. Vinte contistas, de Angra e outras cidades do Brasil, participaram do encontro no Teatro Municipal.