Costa Verde mobiliza-se pelas Olimpíadas 2016

Angra e Paraty traçam estratégias para os Jogos do Rio

22 de agosto de 2014
A realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, está mobilizando representantes do setor turístico de Angra dos Reis e Paraty. As duas cidades da Costa Verde estão buscando estratégias de divulgação e fortalecimento da região para atrair turistas durante as Olimpíadas. Além das prefeituras, a ação mobiliza os dois Conventions & Visitors Bureau das duas cidades. A meta é desenvolver um plano de comunicação integrado para expor o potencial turístico da região, aproveitando a visibilidade do Rio durante os Jogos.

O grupo encontrou-se na semana passada em Paraty para iniciar o trabalho. O primeiro encontro teve a presença do gerente da agência de promoção turística da Grã-Bretanha para a América Latina, a ‘Visit Britain‘, Samuel Lloyd. Ele detalhou várias ações que a Inglaterra empreendeu para renovar sua imagem e potencializar a mídia espontânea antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Segundo ele, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para que o trabalho seja bem-sucedido.

- Nossa estratégia foi inspirar o turista a visitar e explorar a Grã-Bretanha. Criamos uma marca única, que identificasse o país em todo o mundo e, em nossas campanhas de comunicação, não focamos nos Jogos diretamente, mas sim no que nosso país tem a oferecer - explicou Lloyd.

Um dos pontos que os municípios de Angra, Paraty e também Mangaratiba já têm trabalhado é o fortalecimento da marca Costa Verde. Além disso, há um alinhamento das políticas públicas para o turismo na região.

- Nosso trabalho de consolidação do destino Costa Verde já está rendendo frutos. Na temporada passada, as operações de ordenamento de ônibus turísticos foram muito bem-sucedidas e começamos a participar de feiras de turismo de forma integrada - detalhou a presidente da Fundação de Turismo de Angra, Maria Silvia Rubio.

A reunião foi promovida pelo Conventions & Visitor Bureau de Paraty. Também participaram do primeiro encontro, o presidente do Angra Conventions & Visitor Bureau, Gino Zamponni, o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do estado do Rio, Marcos Navega, e a representante da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Dalva Lacerda, entre outros.