Sertãozinho do Frade celebra N. Senhora do Carmo

Festa comunitária contou com procissão e missa

22 de julho de 2014
A comunidade católica do Sertãozinho do Frade reuniu-se no último final de semana para celebrar sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Os fiéis participaram de vários eventos, inclusive de uma procissão, seguida por missa celebrada pelo pároco local, padre Gilson Cruz. A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, acompanhou parte dos festejos. A procissão começou na casa da família Cipriano e seguiu até a pequena igreja onde foi celebrada a missa. Pelo caminho os fiéis rezaram, cantaram e era saudados por fogos de artifício. A comunidade surgiu em 2005.

- O empenho da comunidade do Sertãozinho é o que torna esta festa ainda mais especial. Eles se uniram para construir sua igreja e todo ano organizam a festa, que é uma maneira também de manter vivos e unidos os costumes religiosos aqui - disse Conceição.

O líder comunitário Sandro Rodolfo, um dos organizadores da festa, destacou o caráter já tradicional do evento, cujas barracas são construídas pelos próprios moradores utilizando bambu e outros materiais encontrados nas redondezas. Além da parte religiosa, a festa tem também programação social com música e outras atividades.

- A festa é organizada pela própria comunidade, que se une para celebrar Nossa Senhora do Carmo, de acordo com as tradições religiosas e caiçara - explicou Sandro.

O culto a Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Santo Elias, que se estendeu ao mundo todo, em especial no Brasil a pós a colonização portugues. A palavra Carmo, corresponde ao Monte do Carmo ou Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. Em Angra dos Reis, além do Sertãozinho, outras comunidades católicas também reverenciam Nossa Senhora do Carmo com atividades no mês de julho.