Defesa Civil amplia Programa Alerta e Alarme

Conceição foi a única prefeita presente na assinatura entre prefeituras e Governo do Estado

22 de maio de 2014
O Ministério Público Federal, a Defesa Civil estadual e as operadoras de telefonia móvel fecharam acordo para ampliar o envio de mensagens para celulares (SMS) dos moradores do Estado do Rio de Janeiro, quando houver risco de desastres naturais. Em Angra dos Reis, esse sistema, que faz parte do Programa Alerta e Alarme Comunitário, já funciona há três anos, mas é o município quem arca com as despesas. Com a assinatura do Termo de Cooperação, que aconteceu no Palácio da Guanabara na segunda-feira, dia 19, as empresas de telefonia enviarão gratuitamente aos seus usuários.

A prefeita Conceição Rabha foi a única prefeita presente ao evento, que contou com mais de 50 representantes de municípios do Rio de Janeiro.

- Essa é mais uma boa parceria firmada pela Prefeitura de Angra. Com a assinatura desse Termo de Cooperação, a Defesa Civil poderá investir essa verba que hoje é usada para envio de SMS para aparelhar sua frota - disse a prefeita Conceição Rabha.

O subsecretário estadual da Defesa Civil, Jerri Pires, informou que o Estado possui a estrutura necessária para fazer com que os moradores dos municípios cadastrados recentemente participem do projeto.

- Essa é mais uma ferramenta que iremos disponibilizar para fazer com que a informação da previsão do tempo, possibilidade de ocorrência de chuva forte, que pode gerar deslizamentos de terra ou alagamentos, chegue a população que mora em áreas de risco - explicou.

Segundo o secretário especial de Defesa Civil e Trânsito Marco Oliveira, o Estado contratará uma empresa para centralizar os bancos de dados e organizar por municípios. Quando a Defesa Civil de Angra dos Reis tiver necessidade de enviar mensagem aos moradores do município, enviará o texto a empresa, que repassará aos moradores. O banco de dados da secretaria conta com mais de sete mil telefones cadastrados.

- O sistema não vai mudar. Os moradores continuarão a receber nossas mensagens. Entretanto, não teremos mais a despesa, já que as empresas de telefonia enviarão gratuitamente as mensagens, seguindo o que foi firmando no Termo de Cooperação - explicou o secretário da pasta.