Turisangra na busca de um turismo mais ordenado

Fundação participou de reunião com o Ministro do Turismo e com outros destinos indutores

21 de maio de 2014
A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) continua na busca por mais recursos, parcerias e programas para o desenvolvimento do turismo do município. Nas últimas semanas a presidente da autarquia participou de duas importantes reuniões que tiveram o objetivo de fortalecer o setor e desenvolver nosso destino. A primeira, em Brasília, foi com o Ministro do Turismo, Vinícius Lages, e a segunda, em Ilha Bela, foi na assembleia da Associação Nacional de Secretários de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (ANSEDITUR).

ILHAS TURÍSTICAS QUEREM APOIO DO GOVERNO FEDERAL

Na última terça-feira, 13, a TurisAngra, participou de uma reunião com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, que recebeu dirigentes da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur). Na reunião foram discutidas propostas para o desenvolvimento de políticas públicas que permitam a estruturação e o desenvolvimento sustentável das ilhas brasileiras como atrativos turísticos.

O ministro manifestou apoio à iniciativa da entidade e lembrou que o desafio da exploração das áreas litorâneas vai além da sua utilização para fins turísticos. Segundo ele, envolve também questões ambientais e outras relacionadas à ocupação urbana e ao patrimônio histórico-cultural, entre outros. Por isso, é necessário integrar as ações com outros entes federais, como a Secretaria do Patrimônio da União e do Ministério do Meio Ambiente.

- Podemos criar uma agenda especial para tratar deste tema, já que o litoral está entre os quatro eixos prioritários do Plano Nacional de Turismo - disse o ministro, durante o primeiro encontro com os representantes da Abitur. Segundo Lages, o desenvolvimento ordenado e sustentável é o caminho para manter o principal atrativo das ilhas turísticas, que é a natureza e suas peculiaridades culturais.

Na reunião, ficou definido que a Abitur apresentará ao ministério, em agosto, documento que reúna suas principais demandas e propostas. Uma delas é o pedido para que o MTur auxilie na qualificação profissional da cadeia produtiva destes destinos.

O presidente da Abitur, Rafael Guttierres Júnior, que também preside a Fundação de Turismo de Paranaguá, disse que o objetivo do encontro é buscar apoio do MTur para uma articulação com outros entes públicos, em prol da implantação de um modelo de gestão específico para as ilhas turísticas. A ideia é ter planos que contemplem, por exemplo, estudos de capacidade de carga, projetos de saneamento básico, de destinação de lixo e de tratamento de esgoto.

ASSOCIAÇÃO DOS 65 DESTINOS INDUTORES NA LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Maria Silvia Rubio, participou na última semana da segunda assembleia da Associação Nacional de Secretários de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (ANSEDITUR), que aconteceu em Ilha Bela, São Paulo. Foram dois dias de debates, palestras e de visitas técnicas pela localidade. O evento, que começou na quinta-feira, 15 e prosseguiu até o último sábado, debateu ações conjuntas do turismo brasileiro para o fortalecimento do setor. Ao todo participaram 25 secretários de turismo de municípios considerados Destinos Indutores pelo Ministério do Turismo, entre outros.

Para Maria Silvia Rubio, o fortalecimento dos destinos indutores é fundamental para o crescimento qualitativo do turismo em nossa região.

- A região da Costa Verde tem a felicidade de contar com dois grandes Destinos Indutores, que são Angra dos Reis e Paraty. Isso sem falar nos destinos do Litoral Norte de São Paulo. Já temos trabalhado para fortalecer os laços regionais e nesta reunião de Ilha Bela ressurgiu com força a ideia de resgatar o projeto Linha Verde, voltado para o mercado empresarial do Rio e São Paulo. O foco deste projeto é o mercado de negócios destas duas cidades. Após uma convenção no Rio, por exemplo, as pessoas ficam por nossa região fazendo turismo por mais alguns dias e voltam por São Paulo - explicou a presidente da TurisAngra.

Além do desenvolvimento de pacotes regionais e de palestras que apresentaram produtos de divulgação turística, outro assunto que surgiu na reunião da Anseditur foi a preocupação com o turismo sexual. Por conta disto, foi deliberado que os membros da entidade vão reforçar a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes nos materiais promocionais das secretarias municipais de turismo, sites e informativos divulgando o "Disque 100"
para denúncias.

Participaram da reunião representantes das prefeituras de Boa Vista, Porto Alegre, Pirenópolis, Brasília, Palmas, Vitória, Angra dos Reis, Paraty, São Paulo, Ribeirão Preto, Florianópolis , Maceió, São Luiz, Camburiu, Gramado, Porto Alegre, entre outras.

A Anseditur é um colegiado de representação dos destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, para articular, integrar e fortalecer as políticas e ações internacionais, nacionais, estaduais e municipais.

Atualmente, a Associação integra o Conselho Nacional de Turismo e é um dos atores institucionais no Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

A próxima assembleia da entidade está prevista para novembro, onde serão apresentados dois casos de sucesso do turismo brasileiro: Observatório do Turismo (pesquisa sobre turismo) da SPturis (São Paulo Turismo) e o monitoramento do transporte turístico de Balneário Camboriú (SC).