Agosto Cultural agita Angra dos Reis

Oficina com representantes do MinC reuniu artistas e produtores culturais

20 de agosto de 2014
Uma oficina para apresentar e explicar editais do Ministério da Cultura (MinC), realizada pela Fundação Cultural de Angra (Cultuar), em parceria com outros órgãos gestores de cultura, reuniu cerca de 30 artistas e produtores na Casa Larangeiras na última segunda-feira (18). Além da leitura dos editais - Comunica Diversidade, Conexão Cultura Brasil e Conexão Cultura Intercâmbios - durante a oficina, que tem como principal objetivo estimular a produção cultural local, os participantes puderam esclarecer várias dúvidas. Uma das produtoras da Festa da Banana, Adriana Silva, saiu da oficina satisfeita com o encontro.
- Precisamos de outros encontros como este, que nos incentivam a participar dos editais da Cultura, nos orientando como elaborar projetos de acordo com as leis de incentivo, disse a produtora, que está buscando patrocinadores para a próxima edição da Festa da Banana, que acontece no Parque Mambucaba.

No encontro, o representante regional do MinC no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Fábio Lima, citou outros editais abertos, como o da Rede Carioca de Pontos de Cultura e o de Patrimônio Imaterial do Iphan. Ele também falou sobre o vale-cultura e a ampliação do acesso à cultura.
- O ministério da Cultura tem trabalhado para democratizar o acesso à informação. Essas oficinas são a prova disto. E esta é, também, uma forma de nos aproximarmos dos municípios, de seus gestores e produtores - ressaltou Lima.

O representante do MinC se colocou à disposição para prestar mais informações. As dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (21) 3733-7100 e (21) 3733-7103, ou enviadas para o e-mail fabio.silva@cultura.org.br Todos os editais do MinC estão disponíveis no site do órgão: www.cultura.gov.br

Dia do Patrimônio

O Dia do Patrimônio, celebrado no dia 17 de agosto, foi tema de uma roda de conversa do Agosto Cultural - Tradição e Resistência. O bate-papo, que aconteceu na Casa Larangeiras, no último domingo, foi mediado pelo presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Délcio Bernardo, e teve como convidado especial Leandro Oliveira, titular da setorial de Cultura Popular do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A conversa abordou diferentes manifestações culturais brasileiras, como o maracatu, o boi-bumbá, a capoeira e a Folia de Reis, entre outras.

Leandro Oliveira elogiou a programação do Agosto Cultural e salientou a importância de agendas como esta. "Angra é um território rico e diverso. Adorei a iniciativa do Agosto Cultural e quero estar na próxima edição, no ano que vem", disse ele.

Agosto Cultural também dá samba

O samba pediu passagem no Agosto Cultural. No sábado, 16, a bateria do Bloco da Carioca tomou conta da Praça Zumbi dos Palmares e reuniu integrantes da velha guarda do carnaval angrense, além de ritmistas mirins. Diretores da Associação dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar), presidentes de blocos e puxadores de samba participaram de um bate-papo sobre o carnaval. Para o presidente do conselho deliberativo da Abcar, João José de Sousa, iniciativas como o Agosto Cultural estimulam a união dos diversos grupos ligados à cultura na cidade. "Este espaço é de suma importância para que quilombolas, índios, caiçaras, sambistas e outros grupos, que fazem cultura independente, tenham a oportunidade de estar juntos e discutir cultura", frisou ele.