Aula inaugural do Pnaic Matemática
Cerca de 80% dos professores do primeiro segmento fazem parte desse projeto
20 de maio de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou no sábado, 17, a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Compondo a mesa estavam a prefeita Conceição Rabha, o vice-prefeito, Leandro Silva, o secretário de Educação, Neirobis Nagae, a subsecretária de Educação Patrícia Dal Col, o coordenador da Gerência de Ciência e Tecnologia, Márcio da Silva Dourado, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gluaciane Soares Basílio.
O encontro teve como objetivo abrir oficialmente as formações do Pacto de 2014, com alfabetização em matemática. Uma das tarefas da didática da matemática é aproveitar a curiosidade dos alunos e explorar situações e contextos problematizáveis, partindo da cultura e das histórias de vida, das experiências e conhecimentos prévios das crianças. O Pnaic Matemática tem como finalidade problematizar e organizar para que os alunos pensem matematicamente frente a problemas e ao mundo que os cerca. O Pacto acredita que isso é mais do que ensiná-las como fazer as contas ou memorizar nomes de figuras.
O Pnaic é um compromisso formado entre os governos federal, estadual e municipal para alfabetizar as crianças até oito anos de idade.
As formações do Pacto aconteceram em 2013, com alfabetização em Língua Portuguesa. Cerca de 80% dos professores do ciclo de alfabetização da rede, do 1º ao 3º ano, fazem parte desse projeto.
Para a prefeita Conceição Rabha o programa se tornou inclusivo à medida que gerou oportunidade para as crianças se alfabetizarem, permitindo aos professores a qualificação para trabalharem pela alfabetização na idade certa.
- Vejo esse Pacto como um programa inclusivo, porque a partir do momento que ele alfabetiza as crianças e permite a qualificação dos professores para trabalharem a alfabetização na idade certa, vai possibilitar para a vida escolar um melhor desempenho e maior desenvolvimento. Estamos dando início a mais um módulo, o que prova o sucesso e o comprometimento dos nossos profissionais de educação - afirmou Conceição.
O professor e coordenador Márcio Dourado discursou sobre a desmistificação da matemática, que é rotulada como uma linguagem sempre muito complicada. Segundo a coordenadora do Pnaic em Angra, Débora Júdice, este ano esse será o tema central do Pacto.
- Vamos trabalhar de modo articulado e de forma interdisciplinar, fazendo com que os professores trabalhem com a realidade do aluno. Não como uma coisa separada, mas como uma coisa oriunda da realidade e do dia-a-dia. A matemática é mais do que continhas e nomenclaturas - disse Débora.
O encontro teve como objetivo abrir oficialmente as formações do Pacto de 2014, com alfabetização em matemática. Uma das tarefas da didática da matemática é aproveitar a curiosidade dos alunos e explorar situações e contextos problematizáveis, partindo da cultura e das histórias de vida, das experiências e conhecimentos prévios das crianças. O Pnaic Matemática tem como finalidade problematizar e organizar para que os alunos pensem matematicamente frente a problemas e ao mundo que os cerca. O Pacto acredita que isso é mais do que ensiná-las como fazer as contas ou memorizar nomes de figuras.
O Pnaic é um compromisso formado entre os governos federal, estadual e municipal para alfabetizar as crianças até oito anos de idade.
As formações do Pacto aconteceram em 2013, com alfabetização em Língua Portuguesa. Cerca de 80% dos professores do ciclo de alfabetização da rede, do 1º ao 3º ano, fazem parte desse projeto.
Para a prefeita Conceição Rabha o programa se tornou inclusivo à medida que gerou oportunidade para as crianças se alfabetizarem, permitindo aos professores a qualificação para trabalharem pela alfabetização na idade certa.
- Vejo esse Pacto como um programa inclusivo, porque a partir do momento que ele alfabetiza as crianças e permite a qualificação dos professores para trabalharem a alfabetização na idade certa, vai possibilitar para a vida escolar um melhor desempenho e maior desenvolvimento. Estamos dando início a mais um módulo, o que prova o sucesso e o comprometimento dos nossos profissionais de educação - afirmou Conceição.
O professor e coordenador Márcio Dourado discursou sobre a desmistificação da matemática, que é rotulada como uma linguagem sempre muito complicada. Segundo a coordenadora do Pnaic em Angra, Débora Júdice, este ano esse será o tema central do Pacto.
- Vamos trabalhar de modo articulado e de forma interdisciplinar, fazendo com que os professores trabalhem com a realidade do aluno. Não como uma coisa separada, mas como uma coisa oriunda da realidade e do dia-a-dia. A matemática é mais do que continhas e nomenclaturas - disse Débora.