Angra concorre ao Prêmio Maravilhas Gastronômicas

Votação vai até o dia 31 de outubro pela internet

19 de setembro de 2014
Três produtos angrenses estão concorrendo na segunda edição do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. Enquanto a sardinha e a vieira de Angra dos Reis concorrem na categoria “Da Água“, o palmito pupunha, também muito popular na região, concorre na categoria “Da Terra“. A votação é aberta ao público e pode ser feita pelo site www.projetomaravilhas.com.br, até o dia 31 de outubro.

Angra dos Reis é o maior produtor de sardinha do estado. Só este ano, até o último dia 15 de setembro, mais de 11 mil toneladas de sardinha foram pescadas. Já em relação às vieiras, Angra é o maior produtor do país. De janeiro a agosto deste ano, o município chegou a vender cerca de 14 mil toneladas do molusco. O palmito pupunha também se destaca na produção angrense. Em 2013, foram produzidas mais de mil toneladas do vegetal.

São 105 participantes, distribuídos em dez categorias: Da Água, Da Terra, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patês, Doces e Compotas, Laticínios, Mel e Queijos. É possível votar em todas as categorias ou somente nas que o internauta preferir.
O garimpo dos tesouros culinários fluminenses acontece em duas etapas. A primeira consistiu na lista dos pré-finalistas, com 91 produtos indicados pela comissão organizadora e pelos consultores/colaboradores. A segunda abriu inscrições para novos produtos, que passaram pela avaliação da comissão organizadora e de 39 especialistas nas dez categorias.

Criado pelo jornalista Chico Júnior, autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, o Maravilhas RJ é um prêmio de comunicação, que visa divulgar e dar visibilidade à produção local, colaborando para desenvolver a cultura do gosto regional, fortalecer a identidade cultural e a economia fluminense.