Comitê Estadual de Educação Integral visita Angra

O município conta hoje com quatro Centros de Educação em Horário Integral

19 de maio de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou uma solenidade de recepção na quinta-feira, 15, no Hotel Acrópolis, para o Comitê Territorial de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro.

Compondo a mesa estavam a subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Lúcia Richa, o Professor Doutor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Domingos Barros, e as representantes do Comitê Territorial, Luana Gomes e Cristiane Moraes.

O comitê tem como finalidade discutir a Educação Integral em todo o estado do Rio de Janeiro, com diversas secretarias municipais. A partir desses encontros é que são avaliadas as possibilidades de se implantar uma educação integral nas unidades escolares municipais.

Angra conta hoje com quatro Centros de Educação em Horário Integral (CEHI), são eles: Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa (Monsuaba), Escola Municipal João Carolino dos Remédios (Morro da Glória II), Escola Municipal Maria Hercília C. de Castro (Vila Velha) e Escola Municipal Monsenhor Pinto Carvalho (Ilha Grande).

A abertura do evento ficou por conta dos alunos da Escola Municipal Cornélis Verolme. A unidade é uma das 25 que estão cadastradas no programa Mais Educação, do governo federal, e lá os alunos praticam diversas atividades com monitores no contraturno escolar. Os estudantes apresentaram a música "Repara", uma paródia da música "Prepara", da cantora Anitta, falando de todas as atividades realizadas na escola através do Mais Educação, além de "Maria, Maria", de Milton Nascimento.

A diretora geral da Escola Cornelis Verolme, Ana Paula Riveline, exaltou a importância do Mais Educação no dia-a-dia dos alunos, destacando o desenvolvimento, o aprendizado e o interesse pelas atividades escolares.

- Trabalhamos o Mais Educação na perspectiva de ensino integral. Temos várias oficinas, seis delas são financiadas pelo governo federal, e as outras duas são financiadas pela cantina da escola, porque vimos o interesse tanto por parte dos alunos, quanto dos oficineiros. Isso faz um bem muito grande para a vida escolar e pessoal das crianças. Vamos fazer uma cerimônia para celebrar o ápice desse ciclo no final de maio, quando os alunos farão uma apresentação musical em homenagem às mães. O programa está funcionando dentro da escola, mas o querer o melhor para o aluno, fala mais alto. Esse é o trabalho de toda uma equipe - destacou Ana Paula.

O público de mais de 40 pessoas, composto por profissionais de educação e representantes do Conselho Escolar, assistiu a palestra do profº Domingos Barros, que discursou sobre o Currículo na perspectiva de uma educação integral. Para ele, uma educação de qualidade socialmente referencial, tem que fazer sentido para as crianças, além de atender as necessidades dos alunos.

À tarde, os representantes do Comitê visitaram a Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa, na Monsuaba, que é uma das unidades no município que funciona em horário integral. A representante do Comitê, Cristiane Moraes, falou da importância da educação integral e elogiou o trabalho desenvolvido na Escola Cornélis Verolme.

- Quando a educação é integral o aluno passa a ter apenas benefícios. Ele tem a chance de participar de diversas atividades, que vão de encontro ao seu desenvolvimento e que vai tirá-lo da ociosidade. Os alunos da escola Cornélis Verolme estão de parabéns pela bela apresentação e pelo competente trabalho que vem sendo desenvolvido através do Mais Educação - elogiou Cristiane.

No dia 21 de maio, o Ministério da Educação, por meio da Coordenadoria Geral de Educação Especial, vai realizar a 45ª Webconferência do Programa Mais Educação, que tem como objetivo dar continuidade aos esclarecimentos que vêm sendo prestados para a adesão do Mais Educação 2014. O tema da Web tem foco no financiamento e nas orientações para o preenchimento adequado do Censo Escolar de 2014.