Começa demolição de casas destruídas pelas chuvas

Ação está sendo custeada com Cartão Defesa Civil

19 de fevereiro de 2014
Começou na manhã de terça-feira, dia 18, o serviço de demolição das casas destruídas pela chuva em Santa Rita do Bracuí e Gamboa do Bracuí. O serviço está sendo pago com a verba do Cartão Defesa Civil, entregue pelo governo federal aos municípios que sofreram com as chuvas em 2013. O secretário Marco Oliveira esteve no local e acompanhou de perto o início do trabalho. A empresa Aclive Construções tem três meses para concluir o serviço.

Dez construções serão totalmente demolidas na rua da Caixa D´água, na Santa Rita. Já na Gamboa, o serviço será feito na rua dos Pinheiros, onde oito residências também sofreram danos com a chuva de 2013. Todas essas residências foram interditadas em janeiro de 2013, depois das fortes chuvas que ocorreram no município.

- Esse trabalho está sendo realizado agora porque a verba do Cartão Defesa Civil só chegou no meio do ano e já havia passado o período da vigência do decreto de Situação de Emergência, pelo qual a licitação é dispensável. Sendo assim, realizamos todo o processo burocrático para a contratação da empresa. Finalmente, neste mês, foi tudo resolvido e a demolição vai começar - frisou o secretário de Defesa Civil Marco Oliveira.

O serviço de demolição, dentro da estrutura da prefeitura, pertence à Secretaria de Meio Ambiente, entretanto, como a empresa está sendo paga com o Cartão Defesa Civil, é um engenheiro da Defesa Civil Municipal, quem está à frente da fiscalização. O serviço vai custar em torno de R$ 340 mil.

A verba do Cartão Defesa Civil foi liberada em junho do ano passado pelo governo federal. Cerca de R$1,5 milhão está sendo usado no trabalho de drenagem, demolição, pagamento de aluguel social, aluguel de lancha para realização de vistorias e compra de equipamentos de emergência.