Combate à dengue segue no município

Ação tem o objetivo de impedir que uma nova epidemia atinja o município

19 de fevereiro de 2014
O município de Angra dos Reis permanece em estado de alerta contra a dengue. Por isso, a Secretaria de Saúde do município vem realizando ações de combate, para evitar que uma nova epidemia ocorra. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), elaborado pela Diretoria de Vigilância Ambiental, apresentou os depósitos móveis (vasos de planta, bebedouros, pingadeiras) como principais criadouros para o Aedes aegypti. Por isso as ações serão intensificadas na orientação à população. Ainda em relação ao último levantamento, o município manteve sua classificação de risco, definida como situação de alerta. Desde a primeira até a quinta semana epidemiológica, foram registrados 108 casos suspeitos. Desses, 11 foram descartados e 7 confirmados por critério laboratorial. Somente em janeiro de 2013, foram notificados 153 casos suspeitos da doença.

- É importante que a sociedade trabalhe em conjunto com o poder público e combata o mosquito transmissor da doença. O comportamento da dengue neste ano difere de 2013 por apresentar um menor número de casos no mesmo período. É importante ressaltar que as condições climáticas também são diferentes. Em 2013, foram registradas, no mesmo período, elevadas temperaturas e muitas chuvas, o que permitiu condições favoráveis à proliferação do mosquito. Já enquanto neste ano, até o momento, observaram-se elevadas temperaturas e ausência de chuvas. Portanto, é importante que cada morador procure em sua casa possíveis focos do mosquito e os elimine - disse Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Com o intuito de promover a conscientização da população, a Secretaria de Saúde segue com um cronograma de atividades, que percorre todos os distritos do município, incluindo a Ilha Grande.

Uma destas ações, intitulada como 10 minutos contra a dengue, tem o objetivo de orientar os moradores sobre a importância de fazer a checagem nos locais em que o mosquito deposita os seus ovos e com isso eliminar os focos do transmissor da doença.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta de início súbito, dores pelo corpo, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, perda de apetite, podendo surgir manchas pelo corpo, vômitos e diarreia. Os pacientes devem sempre buscar atendimento médico nas unidades básicas de saúde ou nos serviços de pronto atendimento, além da UPA da Japuíba.

São paciente de maior risco as crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes. Abaixo, seguem os cronogramas do carro fumacê e 10 Minutos Contra a Dengue.

CALENDÁRIO DO FUMACÊ


19 de fevereiro (manhã) - Parque Mambucaba

19 de fevereiro (noite) - Parque Mambucaba

20 de fevereiro (manhã) - Parque Mambucaba

20 de fevereiro (noite) - Parque Mambucaba

21 de fevereiro (manhã) - Parque Mambucaba

21 de fevereiro (noite) - Parque Mambucaba

24 de fevereiro (manhã) - Nova Angra

24 de fevereiro (noite) - Nova Angra

25 de fevereiro (manhã) - Areal

25 de fevereiro (noite) - Belém

26 de fevereiro (manhã) - Centro

26 de fevereiro (noite) - Belém

27 de fevereiro (manhã) - Japuíba

27 de fevereiro (noite) - Japuíba

28 de fevereiro (manhã) - Vila Nova

28 de fevereiro (noite) - Balneário e Parque das Palmeiras

CRONOGRAMA DA AÇÂO 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE

20 de fevereiro - Monsuaba e Santa Rita

25 de fevereiro - Centro e Areal