Hospital da Japuíba capacita médicos

Cursos são destinados a profissionais de todas as especialidades

16 de julho de 2014
O Hospital Geral da Japuíba promoverá, entre os próximos dias 21 e 23, às 11h, o curso "Campanha de sobrevivência à Sepse" (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção). Já de 28 a 30 de julho, às 14h, será realizado um curso destinado à área de Cardiologia.

A expectativa é a de que participem profissionais de todas as especialidades médicas, principalmente aqueles que atuam nos serviços de Urgência e Emergência do Município.

A Campanha de Sobrevivência à Sepse é um esforço mundial que visa reduzir a taxa mortalidade por sepse nos próximos anos. O curso, com três aulas de 40 minutos cada uma, será ministrado pela Doutora Viviane Bogado no auditório do HGJ.

- O objetivo destas aulas é identificar a ocorrêncioa da sepse, permitindo a implementação de diretrizes que nortearão a melhoria na assistência de pacientes com sepse, explicou a responsável pelo HGJ, Dra Kátia Jayme.

No curso de cardiologia, ministrado pelo Dr. Alexandre Durand, será abordado especificamente o protocolo de dor torácica. Neste caso, o objetivo é implementar o protocolo de atendimento do paciente com dor torácica ao ingressar no serviço de urgência e emergência.

Mais informações pelo tel. (24) 3368-6556 ou por e-mail: hgj.dtec@angra.rj.gov.br

Profissionais de Urgência e Emergência serão capacitados pelo SAMU

O Núcleo de Educação em Urgência e Emergência da Costa Verde (NEU), inaugurado no início do mês, está com inscrições abertas para novos cursos de capacitação. Coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Angra dos Reis, o NEU realiza atividades voltadas à capacitação e educação permanente dos profissionais da Rede de Urgência e Emergência (RUE) Municipal, que, futuramente, terá abrangência regional.

- Nosso objetivo é preencher uma lacuna no campo do ensino em urgência e emergência, e, além disso, contribuir para a melhoria contínua da qualidade da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde, frisou o responsável técnico do SAMU em Angra dos Reis Dr. Luiz Felipe Nogueira.

Vinte e oito profissionais da rede pública de Saúde já participaram do curso de Suporte Básico de Vida (SBV), com duração de 40 horas, ministrado pelo Coordenador de Enfermagem do Samu, enfermeiro Adilson Veríssimo Moraes, e pelo técnico de enfermagem e instrutor do NEU Michel Graciano. Participaram do curso odontólogos, uma médica, enfermeiras, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância e agentes comunitários de saúde. O mesmo curso será ministrado a todos os profissionais do SAMU (enfermagem e condutores de ambulância) e a próxima turma acontecerá no 4° distrito, no SPA Mambucaba.

Mais informações e inscrições:
NEU - Avenida Almirante Jair Toscano de Brito, 20, Galpão do SAMU 192, Balneário
Ou pelo coordenador do SPA de sua unidade, ou, ainda pelo e-mail da coordenação de enfermagem do SAMU: coordenacaodeenfermagemsamu192@gmail.com