Sementes de Palmito Pupunha estão disponíveis

Grãos da espécie já estão sendo distribuídos para os produtores rurais do município

16 de junho de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Agricultura, ligada a Secretaria de Atividades Econômicas, já deu início ao Programa de Incentivo ao Cultivo de Palmito Pupunha de 2014. O governo vem apoiando a expansão do seu cultivo no município. Atualmente, segundo dados da EMATER, Angra dos Reis possui uma área de 806 hectares de cultivo de palmito pupunha e uma produção estimada de 2,27 toneladas por ano.

O objetivo é ampliar os cultivos de pupunha. Na cidade, a principal exploração da palmeira originária da Amazônia é para a produção do palmito. Além disso, o município conta com duas agroindústrias beneficiadoras deste produto e grande demanda para novos cultivos.

Neste ano foram adquiridos duzentos quilos de semente, para aumentar a oferta da indústria local, recém-instalada, e contribuir para a redução da exploração clandestina do palmito nativo, conhecido como Juçara.

O palmito pupunha é um dos alimentos inclusos no Programa Nacional de Alimentação Escolar do município (PNAE), que garante a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor rural e suas organizações.

Os agricultores que se interessarem em receber as sementes germinadas devem procurar a Subsecretaria de Agricultura para fazer sua inscrição e retirar os saquinhos para preparar suas mudas. Cabe ressaltar que são pré-requisitos para inscrição: ser produtor rural no município de Angra dos Reis, possuir área disponível para o plantio e ter compromisso em cumprir a legislação ambiental. Terão prioridade os agricultores familiares possuidores de Documento de Aptidão ao PRONAF (DAP) e vinculados à Associações de Produtores Rurais.

O novo endereço da Subsecretaria de Agricultura é Av. Júlio Maria, 104 - Sala 202. Para mais informação entre em contato através do telefone: 3365-7153 ou por e-mail: agricultura@angra.rj.gov.br.