Atenção Básica em treinamento

Profissionais se capacitam com estratégias fundamentais da Política Nacional de Educação Popular em Saúde

15 de maio de 2014
Terminou nesta quarta-feira, 14, o curso de Educação Popular em Saúde, oferecido pela Prefeitura de Angra, por meio de uma parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), na Universidade Estácio de Sá. O curso foi iniciado no dia 16 de abril, com encontros às quartas-feiras, para profissionais na rede pública.

O objetivo é capacitar os profissionais da Atenção Básica do município, em especial os agentes comunitários, agentes de controle de endemia, agentes de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, para práticas educativas na área da saúde.

Aproximadamente 50 profissionais participaram das aulas. Segundo a coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento em Saúde, Deusimar Sinestro de Lima, este curso é uma estratégia de âmbito nacional da Política de Educação Popular em Saúde, onde a proposta é fomentar as transformações do trabalho em saúde, para criar um espaço de atuações críticas, reflexivas, propositivas e compromissadas.

A segunda turma iniciará no dia 6 de junho. As aulas serão ministradas no auditório da Universidade Estácio de Sá, no bairro de Jacuecanga, 9h às 17h.