Praça da Ciência Itinerante volta à Angra

O projeto será realizado em oito encontros com docentes dos anos iniciais

14 de maio de 2014
A Prefeitura de Angra por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e em parceria com a Fundação Cecierj, acreditando na importância da formação continuada dos docentes da rede municipal, iniciou na sexta-feira, 9, mais uma edição do projeto Praça da Ciência Itinerante, com o tema "Atuando com o professor e o aluno na difusão e popularização da Ciência".

O projeto, que foi executado com êxito no ano passado, é direcionado aos professores do 3º ao 5º ano e será realizado em sete encontros. A equipe da Praça está oferecendo uma formação composta por oito oficinas das áreas de Biologia, Química, Física e Matemática, com o objetivo de aprofundar e ampliar o estudo, as discussões, a experimentação e a construção de kits, visando contribuir no processo de formação continuada para o ensino e difusão da Ciência.

- Fomos agraciados com o projeto mais uma vez, e recebemos recursos para a realização desse programa. Angra dos Reis foi convidada ainda, em função da experiência que tivemos anteriormente, na qual sentimos um empenho e interesse muito grande, tanto da equipe, quanto dos professores que participaram - afirmou Oneida Enne, coordenadora do projeto em Angra.

Um dos temas centrais trabalhado na Praça da Ciência foi a pilha, quanto sua fabricação, princípios e funcionamento, apresentado pelo professor de física da Fundação Cecierj, Francisco Amaral.

- Apresentei para a turma tudo sobre esse único componente capaz de armazenar energia elétrica e que pode ser conduzido de um lugar para o outro. Então, aprendemos porque uma pilha existe e como ela existe. Inclusive montamos uma pilha, usando os princípios que aprendemos aqui. Essa pilha que criamos fez funcionar uma calculadora e uma lâmpada de led. Claro que não tinha tanta potência quanto uma pilha normal, mas o princípio da pilha foi comprovado satisfatoriamente. A participação da turma foi excelente, foram atenciosos e muito participativos - explicou o Amaral.

O projeto inclui uma sensibilização através de uma grande exposição interativa, além de oficina para professores e depois a apresentação dessa oficina com os alunos. No final do projeto, cada professor escolhe uma das oficinas que foi realizada na Praça da Ciência para aplicar com os seus alunos. Todo esse trabalho que será realizado em sala de aula terá a presença do professor da Praça da Ciência, que estará ajudando, orientando e trabalhando junto com ele e sua turma.

Segue abaixo o calendário da Praça da Ciência Itinerante, que serão realizados apenas as sextas-feiras.

- 09/05
8h - Abertura
8h15 - Pilha de Limão - Profº Francisco Sales
13h - Transformando os alimentos - Profº Emersson Humberto

- 23/05
13h - Transformando energia - Profª Cláudia Duarte de Brito e profª Kátia Nunes Pinto.

- 13/06
13h - Os números e o jogo das trocas de peças - Profª Wanda Medeiros Pacheco.

- 18/07
8h - Os elementos da natureza - Profª Maria da Penha Macedo.
13h - Água fonte da vida - Profª Célia Maria da Silva.

- 01/08
13h - Calculadora x Sala de aula - Profª Wanda Medeiros Pacheco.

- 18/08
13h - Conhecendo os Biomas - Profª Rita de Cássia Corrêa.
16h - Avaliação e escolha das oficinas - Supervisora Oneida Enne.
A exposição interativa que será realizada por todos os participantes ainda não tem uma data prevista.