Pré-Conferência em Saúde do Trabalhador

Delegados eleitos nas etapas regionais concorrerão à vaga na Conferência Estadual

14 de abril de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio do Conselho Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (Cerest-Big), realizou na quarta-feira, 9, a Pré-Conferência Regional em Saúde do Trabalhador, com o eixo "Implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora". O evento foi um preparativo para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que terá como tema central "Saúde do trabalhador e trabalhadora, direito de todos e todas e dever do estado".

- Tivemos um total de 50 participantes, entre representantes dos usuários, gestores e prestadores de serviços de saúde, trabalhadores da saúde e convidados. Foram realizadas as discussões em subgrupos por eixo temático, que elaboraram propostas que serão levadas para a Conferência Macrorregional, que ocorrerá no dia 8 de maio, na cidade de Volta Redonda - disse Ana Lídia Miranda, coordenadora do Cerest-Big.

As 36 vagas para delegados destinadas à região, foram distribuídas, com o aval da comissão organizadora e dos participantes com direito a votos, da seguinte forma: Angra dos Reis e Mangaratiba: 17 delegados (9 usuários, 4 gestores e prestadores de serviços de saúde e 04 trabalhadores de saúde).

Como o município de Paraty ainda não tem Conselho Municipal de Saúde instituído, perdeu o direito às vagas. Porém, foi acordado pela comissão organizadora e pelos participantes com direito a voto, que os dois trabalhadores de saúde que estavam representando o município, teriam direito à vaga. Os delegados eleitos nas etapas regionais concorrerão à vaga na Conferência Estadual que acontecerá no Rio, no período de 28 a 30 de maio.

- A avaliação final do evento é que atingimos o objetivo da Pré-Conferência, promovendo um debate aberto e democrático sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da região, com a participação de representantes de diversos segmentos, como conselheiros de saúde, sindicatos, gestores, trabalhadores de saúde, Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Prestadora de serviços de saúde), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho em Emprego - concluiu Ana Lídia.