Duas vans novas para transporte de pacientes

Veículos auxiliarão no transporte de pacientes que precisam de exames ou consultas fora de Angra

14 de abril de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, receberá do Estado do Rio de Janeiro, duas vans, para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A entrega será na tarde desta segunda-feira, 14, às 16h, na Praça Sebastião Queiroz de Almeida, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia, no Centro de Mangaratiba. O governador Luiz Fernando Pezão fará a entrega dos veículos. As vans são de 15 lugares cada e farão dois trajetos distintos.

O serviço do TFD é oferecido a pacientes que precisam de especialidades ou exames que o município não realiza. De posse de um pedido, o usuário solicita a marcação da consulta ou exame e posteriormente marca o transporte. Atualmente a prefeitura possui uma van, que faz o trajeto para o Rio e disponibiliza passagens de ônibus, quando há necessidade, para o Rio, Barra Mansa e Volta Redonda. Por mês são emitidas mais de 2.300 passagens.

Com a chegada de duas novas vans, o município poderá oferecer mais um trajeto para o Rio e um outro para Volta Redonda e Barra Mansa, além economizar cerca de 700 passagens/mês. As vans vão trazer mais conforto aos pacientes, pois o usuário embarca no seu bairro e desembarca do endereço de sua consulta e vice-versa.

Segundo o diretor de Regulação da Secretaria de Saúde, Marcelo Nascimento, o ganho maior dessa doação foi a criação do trajeto para Volta Redonda, pois há muitos pacientes oncológicos que usavam o ônibus de linha e, com a van, o trajeto será mais rápido e confortável para os pacientes que buscam o tratamento oncológico.

O Tratamento Fora de Domicílio é o setor da Saúde responsável pelo agendamento das consultas e exames fora de Angra dos Reis, através da solicitação do usuário. A solicitação do transporte deve ser feita com 10 dias de antecedência da data da consulta ou exame.

O secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos, lembrou que ainda este ano a prefeitura vai ter um centro oncológico, para que os pacientes não precisem mais se tratarem fora do município. O centro funcionará na Santa Casa.

Para obter mais informações sobre o TFD, entre em contato com o setor, através do telefone 3377-5859, ramal: 225/226.