Cultuar promove curso para deficientes auditivos

Alunos estão aprendendo artesanato na Casa Larangeiras

14 de abril de 2014
A Fundação Cultural do Município (Cultuar) está oferecendo aos alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos um curso de artesanato. As aulas estão sendo ministradas pela professora Rita de Cássia na casa Larangeiras e tem atraído um grande número de deficientes auditivos.

O diretor-executivo da Fundação Cultural, Marcelo Tavares, explica que o objetivo do projeto é estimular o relacionamento dos deficientes auditivos com outras pessoas.

- Os alunos especiais não participam de uma turma só para eles. O trabalho é desenvolvido em uma turma comum. Nossa intenção é promover a inclusão social dos deficientes, estimular o desenvolvimento das suas habilidades e garantir uma possibilidade de geração de renda - informou Marcelo.

Para a professora Rita de Cássia, nenhuma deficiência, seja auditiva, visual ou motora, impede o aluno de aprender algo novo.

- Todos eles têm condição de aprender o artesanato. Basta trabalhar dentro das suas limitações. É assim que vamos estimulando os alunos. Incentivando o relacionamento com os outros participantes. Nesta primeira fase eles estão aprendendo a organizar o seu material de trabalho e também estamos trabalhando a importância da conscientização ambiental, uma vez que usamos muito material reciclado na confecção das peças - enfatizou a professora.

Os alunos são acompanhados pela professora Lúcia Elena Sacramento, que auxilia a comunicação através da linguagem de sinais. Segundo ela, as aulas de artesanato tem despertado muito o interesse dos alunos.

- O projeto pedagógico da nossa escola já contempla muitas atividades para estimular esses alunos e o artesanato é mais uma forma de inclusão e geração de renda para eles - disse a professora.

O pólo de artesanato da Cultuar funciona na Casa Larangeiras, às terças, quartas e quintas-feiras, entre 9h30 e 15h. Atualmente são cinco turmas com aproximadamente 65 alunos.