Prefeitura prepara mudanças para a Ilha Grande

Grupo de trabalho será responsável pelo ordenamento urbanístico de toda a ilha

13 de março de 2014
A Prefeitura de Angra tornou público, em evento realizado nesta quarta-feira, 12, na Casa de Cultura, o grupo de trabalho (GT) que, através de uma ação conjunta, vai detalhar e executar um plano de trabalho voltado para o ordenamento urbanístico da Ilha Grande. O GT foi instituído pela prefeitura através de decreto, publicado em janeiro de 2014 (B.O. 480 - 03/01/2014).

Compondo a mesa estavam o secretário de Governo, Robson Marques, o subprefeito da Ilha Grande, José do Amaral Jorge, o presidente da Associação de Moradores da Praia de Araçatiba, Benedito da Costa, o superintendente regional do Inea, Júlio César Avelar, e o presidente da Associação de Pousadas da Enseada do Bananal, Kazuo Iasbick Tonacki. Estavam presentes ainda alguns membros do governo, representantes de associações de moradores da Ilha Grande e comunidade em geral.

A reunião, que foi conduzida pela presidente da TurisAngra, Silvia Rúbio, teve como principal objetivo discutir, junto à população e entidades, o funcionamento e os desafios deste grupo de trabalho, que irá discutir soluções para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Ilha Grande. O grupo de trabalho é formado por órgãos do poder público, Inea, várias associações de moradores da Ilha Grande, governos municipal e estadual e, por sugestão dos presentes, será incluído o governo federal. O secretário de Governo, Robson Marques, afirmou que para a prefeita Conceição Rabha é importante ter um olhar diferenciado voltado para a Ilha Grande.

- A Ilha Grande é um bem da humanidade, que está sob nossa responsabilidade, por isso é que foi criado esse grupo de trabalho. Como a ilha tem diversas particularidades, então nada melhor do que criar um grupo envolvendo a sociedade civil da Ilha Grande e o governo. Como a Ilha Grande possui uma grande influência de leis estaduais e federais, temos que estar muito afinados nisso para saber qual o papel de cada um dentro dela, e agindo sempre pelo bem comum de quem mora lá - afirma Robson.

O grupo será responsável por elaborar estudos e pesquisas para a definição dos critérios, estratégias e áreas de interesse para intervenção, visando promover a recuperação e a conservação das áreas públicas, que serão resgatadas para uso coletivo e paisagístico. O GT tem como principal objetivo desenvolver a qualidade de vida dos moradores da Ilha Grande, principalmente nas comunidades do Aventureiro, Provetá, Praia Vermelha, Araçatiba, Enseada do Bananal, Abraão, Saco do Céu e Japariz.

- Estou muito esperançoso, pois é a primeira vez que vejo um programa dessa natureza. A Ilha Grande já chegou a um ponto em que, se não houver uma intervenção rápida e eficaz, ela acaba. Ela é o diamante de Angra dos Reis, mas não está lapidada, está bruta. Vejo agora, com esse decreto, que vamos dar mais qualidade de vida aos moradores. Vamos ordenar e embelezar nossa casa, para usufruirmos disso tudo com os visitantes. Tenho uma fé muito grande que esse grupo de trabalho vai desenvolver um ótimo trabalho em prol da nossa comunidade - aposta José do Amaral, subprefeito da Ilha Grande.
O próximo encontro do GT será no dia 2 de abril, às 10h, na Casa de Cultura. As pautas a serem discutidas entre os representantes serão metodologia, periodicidade das reuniões e regimento.