Dia da Luta Antimanicomial com exposição de artes

Almoço de confraternização e festa com coquetel reunirá usuários e familiares para comemorar a data

12 de maio de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, através do setor de Saúde Mental, programou uma semana de exposição e venda das artes feitas pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município. Estão participando o Caps2 São Bento, CapsAd e o CapsI. A semana será alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial (18).

Um das atividades é uma exposição, que acontecerá de 19 à 23 de maio, no Espaço Cultural da Eletronuclear, no Convento do Carmo, das 9h às 17h. A exposição foi montada com os trabalhos dos usuários feitos ao longo do ano, onde mostram suas perspectivas e sensibilidades para a arte, são telas e peças artesanais, incluindo materiais recicláveis, como puffs e objetos feitos com garrafa PET.

No dia 21 haverá apresentação de filmes, almoço de confraternização e happy hour, com música ao vivo. As atividades duram o dia inteiro. Dois filmes alusivos à Saúde Menta abrem as atividades. O primeiro será o "Fabiana eu te amo", às 10h, que contará a história do início da Saúde Mental no município de Angra dos Reis. O segundo filme, de origem italiana, "Dá pra fazer (Si Puo Fare)", será exibido às 14h. Ele retrata um pouco do surgimento da Reforma Psiquiátrica, que surgiu primeiramente na Itália, nos ano 60, e influenciou outros países, inclusive o Brasil.

Um almoço de confraternização ao meio dia, será servido para os usuários e seus familiares no Caps2 São Bento. Às 16h, o happy hour dará um tom de festa para todos, com a apresentação do Jackson do teclado e um coquetel de encerramento.

A Luta Antimanicomial, também conhecida com Movimento Antimanicomial reflete o encontro dos trabalhadores da Saúde Mental, que foi realizado no dia 18 de maio de 1987, em São Paulo. O evento reuniu mais de 350 trabalhadores da área, que discutiram as necessidades de transformações dos serviços psiquiátricos. Esse movimento também está ligado à Reforma Sanitário Brasileira, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).