Angra recebe o Comitê de Educação Integral

Encontro tem como objetivo discutir a inserção do tempo integral nas unidades escolares

12 de maio de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, recebe na quinta-feira, 15, no Hotel Acrópolis, a partir das 9h, o Comitê Territorial de Educação Integrada do Estado do Rio de Janeiro.

O comitê tem como finalidade discutir a Educação Integral em todo o estado do Rio de Janeiro, com diversas secretarias municipais. A partir desses encontros é que são avaliadas as possibilidades de se implantar uma educação integral nas unidades escolares municipais. Os encontros com o Comitê acontecem uma vez ao mês, intercalando entre a capital e os municípios do estado do Rio.

O encontro contará com a presença do professor doutor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Domingos Barros, que apresentará questões sobre o currículo e a matemática de uma educação em tempo integral. Os representantes do Comitê ainda farão uma visita à escola Benedito dos Santos Barbosa, na Monsuaba, que é uma das unidades que tem o horário integral no município.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Programas do Ministério da Educação (MEC), Adriana Rodrigues, a política de educação integral já vem sendo discutida pelo município. Isso é possível devido ao programa Mais Educação, que também é uma forma de educação integrada e já está em funcionamento em algumas unidades escolares.

- A educação integral é muito importante, pois ela tira a criança do risco de vulnerabilidade. Ela contribui para o acesso a outras atividades que essa criança não vai ter no seu dia-a-dia. Logo, a escola estará oferecendo diversas atividades diferenciadas, dando a oportunidade para o aluno se desenvolver em todo seu potencial - afirma Adriana.

O Núcleo de Programas do MEC foi criado este ano pela Secretaria de Educação, com o intuito de auxiliar as escolas na administração dos programas do governo federal, como o Mais Educação, PDE Escola, Atleta na Escola, dentre outros. Também fazem parte do Núcleo as coordenadoras Cristina Kelly e Shirlei Lopes.