Programa da Prodetur é lançado no Abraão

A Formalização do Turismo beneficiará ilhéus, comerciantes e turistas

11 de junho de 2014
No começo da semana, dia 9, aconteceu na Casa de Cultura da Vila do Abraão, a apresentação do plano de trabalho do Programa de Formalização do Turismo, que faz parte das ações previstas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), na Ilha Grande. Membros da sociedade civil, da Câmara dos Vereadores, do Executivo Municipal participaram da apresentação, coordenada pelo Governo do Estado através da empresa Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), responsável pelo projeto, que coletará informações e sugerir mecanismos para estimular a formalização do setor turístico.

A Presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Maria Silvia Rubio, acompanhou a apresentação e comemorou o alinhamento das políticas para o desenvolvimento do turismo nos âmbitos municipal, estadual e federal.

- Nós estamos colocando à disposição da Cobrape todo nosso banco de dados e pessoal para que a pesquisa, a ser desenvolvida na região seja feita da forma mais precisa possível. Por orientação da Prefeita Conceição Rabha, nosso trabalho tem sido focado na sustentabilidade e no ordenamento. Temos a convicção que com o aumento da formalização no setor turístico, toda a cadeia produtiva será beneficiada – avaliou a presidente da TurisAngra.

Segundo dados apresentados pela Cobrape, um elevado índice de informalidade no setor turístico desestimula os profissionais do setor a se aperfeiçoar, investir e melhorar o seu negócio. Para o setor público, há uma diminuição na capacidade de articular a atividade local com outros entes federativos, reduzindo as oportunidades de trazer mais investimentos para o município e de captação de receitas.

Segundo Soraya Moreno, representante da Secretaria Estadual de Turismo, o cronograma de ações começa neste mês e se desenvolverá até dezembro deste ano, com a coleta de dados, análise da atual situação do setor, formulação de propostas para a formalização de micro e pequenos empresários e acompanhamento do desenvolvimento do setor.

Vale destacar que planos de trabalho similares serão desenvolvidos em outros lugares do estado que estão recebendo recursos do Prodetur, como Búzios, Conservatória e Visconde de Mauá.