Força-tarefa prepara convento para obras

Equipes da Prefeitura estão no local com várias ações integradas

10 de abril de 2014
Uma força-tarefa para limpeza e conservação, coordenada pela Secretaria de Obras e pela Fundação Cultural do Município (Cultuar), com apoio das secretarias de Governo e Defesa Civil, está trabalhando desde segunda-feira, 6, no Convento São Bernardino de Sena, com objetivo de preparar o local para as obras de liberação das áreas interditadas naquele patrimônio histórico.

Para garantir a segurança do trabalho, o corredor lateral superior também foi interditado após uma nova avaliação da equipe de engenharia da Secretaria de Defesa Civil.

Segundo gerente de Gestão e Preservação de Acervo da Cultuar, Jefferson Afonso, após esta força-tarefa o convento estará preparado para receber as obras de estabilização e desinterdição do local.

- Já estamos com o projeto pronto para as obras de desinterdição da parte superior e do corredor central do convento, além da recuperação do telhado, beirais e troca do madeiramento. Esta força-tarefa vai deixar a área preparada para a segunda fase das obras - declarou o Gerente.

As ações incluem limpeza da ladeira de acesso ao convento, pintura do meio-fio, fixação das pedras soltas, retirada de entulhos, troca das lâmpadas queimadas, reparos na iluminação artística da área externa, pintura em geral e contenção do telhado nas partes mais críticas.

O projeto total está avaliado em cerca de trezentos mil reais e deverá ser custeado pela Eletronuclear. O trabalho no convento continuará durante toda a semana e conta com 25 homens no total.