Ordenamento da Vila Histórica em debate

Reunião com a comunidade visou esclarecer medidas que serão tomadas nos dias de folia

10 de fevereiro de 2014
Cerca de oitenta pessoas participaram na noite de quinta-feira, 6, na sede da Associação de Moradores da Vila Histórica de Mambucaba, de uma reunião que teve como objetivo discutir, junto com a comunidade, as propostas de ordenamento para o período do Carnaval, quando milhares de pessoas buscam a localidade para curtir a folia de Momo. Participaram do encontro representantes da Superintendência de Transporte e Trânsito, Subprefeitura da Região Sul, TurisAngra, Cultuar, Polícia Militar e Associação de Moradores.

O subprefeito da Região Sul, Aristides Cunha, explicou o trabalho que a subprefeitura vem desenvolvendo na localidade.

- Estamos fazendo um levantamento de todos os moradores da Vila Histórica de Mambucaba, para que as ações de ordenamento não causem transtornos para a população. Nossa equipe apurará quantos são os moradores, quem tem carro e quantas vagas de garagem existem na localidade. Outra medida que estamos buscando, junto ao DNIT, é criarmos uma saída secundária exclusiva para veículos de emergência - explicou.

O gerente de Operações de Trânsito, José Ricardo Ferreira, detalhou como se dará a identificação dos moradores e seus veículos.

- Esta é a quarta reunião que fazemos para discutir a questão do ordenamento da Vila Histórica no Carnaval e a primeira com a comunidade. Nosso objetivo é colher opiniões e sugestões para que no carnaval possamos garantir o direito de ir e vir de todos, em especial daqueles que por ventura precisarem de socorro. Por conta dos problemas registrados nos últimos anos, seremos obrigados a limitar o acesso de carros - explicou Ricardo.

Com os dados sobre o número de carros e garagens da Vila Histórica de Mambucaba colhidos pela subprefeitura, a Superintendência de Transportes e Trânsito calculará o número total de vagas disponíveis para os visitantes. Em paralelo, o município disponibilizará uma área, no Parque Mambucaba para estacionamento, e solicitará que a empresa de ônibus Senhor do Bonfim disponibilize uma linha circular durante o Carnaval, que vai ligar o Parque Mambucaba à Praia Brava, passando por dentro na Vila Histórica. O município já licitou um reboque que trabalhará durante o Carnaval para evitar abusos.

Segundo informações do major Manato, representante do 33º Batalhão de Polícia Militar, no período de Carnaval haverá reforço no policiamento e os agentes da PM também reforçarão ações de ordenamento, em especial contra os "paredões de som", problema que se repete no local. Vale destacar que a prática é proibida pela lei municipal 2.995/2013. O infrator pode ser multado em até R$ 7.600, além de ter o equipamento apreendido.

Os representantes da TurisAngra explicaram que durante os dias de Carnaval serão intensificadas as operações contra ônibus clandestinos que vêm acontecendo desde o final do ano passado em conjunto com as prefeituras de Mangaratiba e Paraty. Barreiras serão montadas na Serra D#39;Água com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Superintendência de Transportes e Trânsito e a Fiscalização de Posturas. Ações nos corredores turísticos contra o preparo de alimentos em praia e o camping selvagem também serão realizadas.

O diretor cultural da Cultuar, Bruno Marques, explicou que a programação preparada pela Fundação de Cultura para a Vila Histórica se estenderá entre os dias 1º e 4 de março e que contará com DJ´s e bandas, que se apresentarão em um palco montado na praia. A ideia da fundação é que não haja a repetição das atrações, que funcionarão em esquema de rodízio entre os bairros contemplados, e que o foco é a valorização dos artistas da terra.