Aluno da rede municipal em projeto científico

Estudante foi selecionado entre os 19 milhões de alunos participantes da OBMEP

09 de junho de 2014
O aluno da Escola Municipal Alexina Lowndes, no Bonfim, Pedro Lucas Nogueira, está participando do Projeto de Iniciação Científica (PIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O aluno, que é frequentador da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) nos grupos de interesse "Reflexão e Práticas nas Ciências", "Leitura e Produção Textual" e "Talentos Matemáticos", foi selecionado em 2013 entre um total de aproximadamente 19 milhões de alunos participantes na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na qual foi medalhista.

A participação na OBMEP dos alunos da UTD que frequentam o grupo de Talentos Matemáticos, ministrado pelo professor David Fernandes da Costa, vem acontecendo há alguns anos. De acordo com a premiação são garantidas aos alunos, bolsas para a participação no Projeto de Iniciação Científica (PIC).

O atendimento ofertado pela Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação da Rede Municipal de Ensino promove, dentre outras atividades, o acesso a projetos de âmbito nacional, oportunizando a aquisição de novas experiências e a potencialização das habilidades identificadas.

Desde março de 2014, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, viabiliza o transporte para que o aluno Pedro Lucas participe do PIC no Rio de Janeiro, mensalmente.

Vale ressaltar que desde a 1ª edição da OBMEP, outros alunos da Rede Municipal vem se destacando. Isto se deve principalmente à dedicação de educadores como o professor David, que estimulam a participação desses alunos talentosos de nossa cidade, em tais eventos, visando à iniciação científica.