Aeroporto de Angra será modernizado

Cidade poderá ter voos comerciais regulares

09 de maio de 2014
O aeroporto de Angra dos Reis, localizado na Japuíba, será ampliado e modernizado, podendo ter, em breve, operação noturna e receber grandes aeronaves, com até 48 passageiros. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira, 9, pelo próprio ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, ao lado da prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha. Acompanhado pela prefeita e por autoridades estaduais, Moreira fez uma visita ao aeroporto para confirmar os investimentos, a cargo do governo federal.

Ao agradecer à presidenta Dilma pelo investimento, a prefeita Conceição Rabha lembrou que desde 2008, quando ainda era vereadora, vem lutando pela modernização do aeroporto da cidade. Luta que, segundo ela, contou com vários parceiros, entre eles o deputado federal Luiz Sérgio.

- Trabalho de maneira integrada, por meio de parcerias. Tanto com o Governo Federal e do Estado, como com os municípios da região. Quero o desenvolvimento pleno de Angra e da Costa Verde. A ampliação do aeroporto consolida um sonho meu que teve início em 2008. Quando eu ainda era vereadora fui junto com o deputado federal Luiz Sérgio ao Ministério da Defesa pedir a modernização do aeroporto. Ministro Moreira leve nosso agradecimento à presidenta Dilma por que essa notícia é de grande importância, pois além do desenvolvimento, também tem efeitos na segurança nacional - destacou a prefeita Conceição Rabha.

O projeto de expansão do aeroporto de Angra prevê a duplicação do pátio de estacionamento das aeronaves, construção de seção contra incêndio, sistema de sinalização visual e balizamento (para operar durante a noite), torre de controle e outras melhorias. Primeiramente, haverá a ampliação da pista de pouso, dos atuais 913m para 1.080m. O investimento previsto pode chegar a R$ 12 milhões.

- Nosso plano é fazer com que o aeroporto de Angra seja uma ferramenta fundamental para o crescimento e a melhoria da qualidade de vida do cidadão angrense. Queremos que o aeroporto cresça em importância para a economia da cidade, estimulando a criação de novos empregos e promovendo a integração das pessoas. Quando as obras tiverem início, vamos quadriplicar a geração de empregos diretos aqui. A missão da presidenta Dilma é fazer com que o interior do país receba investimentos na área da aviação e que os cidadãos possam usufruir da comodidade do meio de transporte que é o avião - destacou Moreira Franco.

A previsão da secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro é que, com a modernização do aeroporto de Angra, a geração de empregos também associados ao turismo e às atividades de veraneio, tenha um amplo crescimento em toda Costa Verde, sobretudo em Angra, claro.

- Este é mais um passo do que o governo federal vem fazendo na aviação do interior do Estado. Nossos estudos indicam que podem ser gerados até 15 mil empregos diretos a partir da modernização do aeroporto. A prefeita Conceição Rabha sabe a importância da aviação para o turismo e vem buscando, em parcerias, a realização deste projeto - disse o secretário de Estado de Turismo, Carlos Magnavita.

Magnavita disse ainda que empresas de aviação comercial já estão interessadas em operar no aeroporto de Angra dos Reis, assim que as obras forem finalizadas, podendo inclusive criar rotas comerciais e de passageiros entre os principais destinos do país e a cidade.

Além da prefeita e do ministro Moreira Franco, diversas autoridades acompanharam o evento, além de vereadores e empresários. O evento também contou com as presenças do vice-prefeito Leandro Silva; do subsecretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho e do deputado federal Júlio Lopes, além do diretor da empresa que opera o aeroporto de Angra, Carlos Gravatá.