Secretário vai Conferências de Defesa Civil

Angra dos Reis marcou presença em Montes Claros e Porto Velho

09 de abril de 2014
No último mês, Angra dos Reis marcou presença em duas Conferências Municipais de Proteção e Defesa Civil Brasil a fora. Em Montes Claros, Minas Gerais, o secretário de Angra dos Reis, Marco Oliveira, ministrou uma palestra falando sobre ações de Defesa Civil em Angra dos Reis. Já em Porto Velho, quem falou sobre as ações de Angra dos Reis foi o coordenador de riscos e desastres da Defesa Civil, Leandro da Silva, que acompanhou o secretário na conferência.

A 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho aconteceu durante dois dias no Teatro Banzeiros. Doze delegados foram eleitos para representar a cidade na etapa Estadual, que lá acontece nos dias 10 e 11 de abril. Leandro da Silva falou sobre as ações de prevenção de Angra dos Reis.

- Fiquei muito honrado em poder contribuir com nossas experiências em situações de desastres. A minha maior surpresa foi que mesmo em locais tão distantes, com problemas tão distintos aos nossos, a Defesa Civil de Angra é referência e inspiração - disse o secretário Marco Oliveira.

Em Montes Claros, Marco Oliveira também levou a experiência de Angra dos Reis na prevenção e ações de resposta em momentos de crise.

- O projeto que mais chamou atenção de todos foi o mais genuíno que nós temos: Amigo da Criança. Foi um orgulho para mim, falar com os presentes sobre um projeto preventivo que visa inserir a cultura da prevenção na vida de crianças - lembrou Oliveira.

A 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Montes Claros reuniu representantes de 46 municípios da região norte de Minas, e foi uma etapa preparatória da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 8 e 9 de abril.

As discussões de ambas as conferências municipais foram as mesmas da Conferência de Angra dos Reis, que aconteceu nos dias 13 e 14 de março: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil; Gestão do conhecimento em Defesa Civil; Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

O tema da conferência foi #39;Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional#39;.