Um olhar especial

Exposição reúne fotos de alunos com autismo

08 de outubro de 2014
O Serviço Social do Comércio (Sesc-Rio) inicia nesta quarta-feira, dia 8, a exposição “Olhar Especial“ na Casa Larangeiras. A mostra traz fotografias feitas por crianças portadoras do chamado “transtorno do espectro autista“ e que são atendidas pela secretaria de Educação da Prefeitura de Angra, através da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD). A exposição, aberta até o dia 17, faz parte das comemorações pelo Dia da Criança, que é celebrado neste domingo, dia 12, na Praça Zumbi dos Palmares.

A Unidade de Trabalho Diferenciado foi criada com a proposta de oferecer atendimento educacional especializado a alunos que apresentavam o que na época era denominado como “condutas típicas“ e alunos com altas habilidades/superdotação. Nos últimos sete anos, houve crescimento da demanda nas duas áreas, e atualmente a UTD, localizada no Parque das Palmeiras, desenvolve atividades com alunos que apresentam o transtorno do espectro autista.

- Mais uma vez queremos apresentar um trabalho de inclusão na Casa Larangeiras. Já tivemos exposições de artes plásticas feitas por deficientes visuais e agora recebemos esta exposição, feita por alunos autistas. Como curador e diretor da casa, sinto-me duplamente honrado em receber e exibir a mostra - declarou Marcelo Ramos, diretor da Casa Larangeiras.

A mostra é resultado de oficinas gratuitas de técnicas de fotografia, realizadas pelos Sesc em Angra dos Reis, e foi adaptada às necessidades educacionais especiais dos alunos, promovendo qualidades como observação, sensibilidade, percepção, poder de decisão, criatividade, objetividade, espírito de equipe e a integração com o meio ambiente.

O resultado do trabalho realizado com os autistas são fotos belíssimas que retratam um olhar especial sobre a natureza, o meio ambiente, animais e as mais variadas paisagens da cidade.