Angra participa do Programa Novos Talentos
Evento é promovido pelo Ministério da Educação e Cultura
08 de abril de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está participando do Programa Novos Talentos, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear).
Participam do programa os alunos da turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA Guarani), que estão cursando a segunda etapa do ensino fundamental (6º ao 9º ano), na Escola Municipal Professor Francisco de Assis de Oliveira Diniz, no Sertão do Bracuí.
O objetivo maior deste trabalho é a produção de materiais didáticos específicos e diferenciados para a escolarização indígena, que certamente contribuirão para a implementação da lei que torna obrigatório nas escolas o ensino da cultura e da história dos povos indígenas.
A primeira ação aconteceu entre os dias 9 e 22 de março, com a realização da Viagem Sociocultural e Pedagógica ao percurso migratório histórico Guarani Mbyá, pelas aldeias do Rio de Janeiro até a Argentina. Neste período, 25 alunos, 12 professores e coordenadores, além de oito bolsistas e estagiários da UFF, visitaram oito aldeias Guarani Mbyá, em quatro estados, inclusive na Aldeia das Missiones, na Argentina. O próximo encontro, ainda será definido pelo Mec.
O resultado desta Jornada será a produção de quatro vídeos, contendo as pesquisas dos alunos referentes às áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências, História, Geografia e Matemática) e 1 filme, bem como uma exposição fotográfica itinerante com as imagens do percurso.
Toda a produção foi realizada pelos alunos, orientada pelos professores e coordenada pela equipe da UFF/IEAR, com o apoio da Coordenação de Ações e Políticas Interculturais da Gerência de Educação Comunitária. O financiamento de todas as ações é da CAPES/MEC.
Participam do programa os alunos da turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA Guarani), que estão cursando a segunda etapa do ensino fundamental (6º ao 9º ano), na Escola Municipal Professor Francisco de Assis de Oliveira Diniz, no Sertão do Bracuí.
O objetivo maior deste trabalho é a produção de materiais didáticos específicos e diferenciados para a escolarização indígena, que certamente contribuirão para a implementação da lei que torna obrigatório nas escolas o ensino da cultura e da história dos povos indígenas.
A primeira ação aconteceu entre os dias 9 e 22 de março, com a realização da Viagem Sociocultural e Pedagógica ao percurso migratório histórico Guarani Mbyá, pelas aldeias do Rio de Janeiro até a Argentina. Neste período, 25 alunos, 12 professores e coordenadores, além de oito bolsistas e estagiários da UFF, visitaram oito aldeias Guarani Mbyá, em quatro estados, inclusive na Aldeia das Missiones, na Argentina. O próximo encontro, ainda será definido pelo Mec.
O resultado desta Jornada será a produção de quatro vídeos, contendo as pesquisas dos alunos referentes às áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências, História, Geografia e Matemática) e 1 filme, bem como uma exposição fotográfica itinerante com as imagens do percurso.
Toda a produção foi realizada pelos alunos, orientada pelos professores e coordenada pela equipe da UFF/IEAR, com o apoio da Coordenação de Ações e Políticas Interculturais da Gerência de Educação Comunitária. O financiamento de todas as ações é da CAPES/MEC.