Vacinação contra a gripe segue até sexta

Integrantes do grupo prioritário podem procurar unidades de saúde de 8 às 17h

06 de maio de 2014
A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será encerrada na próxima sexta-feira, 9. Até o momento foram vacinadas 7.861 pessoas no município de Angra dos Reis, de acordo com dados parciais da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. Estas doses foram aplicadas até segunda-feira, 5, data em que foi completada 7 dias de campanha, que teve início no dia 24 de abril.

- Ainda estamos abaixo da meta, pois nos encontramos com 25% de alcance vacinal, sendo que nosso objetivo é chegar a 80%. Neste período de campanha tivemos feriados, que podem ter feito com que a procura diminuísse. É importante ressaltar à população, que todas as unidades de saúde, excluindo os serviços de emergência, a imunização é oferecida de 8 às 17h - disse Cirinéia Piano, Diretora de Vigilância Epidemiológica.

Os números obtidos pelo município fazem com que Angra dos Reis se destaque no cenário estadual e colocou a região da Costa Verde como a que mais vacinou no momento.

O grupo de crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos registrou, até o momento, a maior cobertura vacinal, com 3.405 doses aplicadas, o que representa 30,4% deste público. Os grupos que menos se vacinaram são as gestantes, trabalhadores de saúde e pessoas com mais de 60 anos.

- A vacina é a principal arma para reduzir as complicações, os casos graves e os óbitos por gripe. Este é o melhor momento para se proteger contra a doença, já que são necessários 15 dias, em média, para a vacina fazer efeito. Por isso a campanha é sempre realizada um mês antes do início do inverno - explica Cirinéia.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença.

Lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, são algumas das medidas de prevenção. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Também é importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. A medida tem como objetivo possibilitar ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.