Escolas de Angra participam do Mais Educação

Cadastro de monitores pode ser feito pelo site da prefeitura

06 de maio de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está cadastrando monitores para 25 unidades escolares do município. Esses monitores fazem parte do programa Mais Educação, do Governo Federal, e os interessados podem se cadastrar no site da Prefeitura de Angra, www.angra.rj.gov.br.

O programa Mais Educação foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) para introduzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. De acordo com o projeto educativo, as unidades escolares podem optar por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

São priorizadas as escolas estaduais ou municipais de baixo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) e escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O Programa objetiva ainda, integrar diferentes saberes, espaços educativos e conhecimentos diversos, buscando articular o conhecimento escolar ao aprendizado para a vida e a cidadania.

Os monitores recebem uma ajuda de custo de R$80 por atividade, mas não têm vínculo empregatício com a Secretaria de Educação. Cabe aos oficineiros desenvolver com os alunos atividades esportivas, letramento, oficinas de dança e música, rádio, teatro, dentre outras opções disponibilizadas pelas escolas. Toda a verba para custear os monitores e os materiais necessários para a realização das atividades é oriunda do governo federal.

Podem se cadastrar qualquer pessoa que esteja habilitada em qualquer uma das atividades do macrocampo, não sendo necessário possuir formação. Somente é exigida formação nas atividades de letramento, na qual o candidato deverá ter graduação em Letras ou ter formação em magistério. A seleção dos candidatos é feita pela direção de cada escola, conforme suas necessidades.