Ocupação turística em Angra supera 90%

Carnaval sem incidentes e tempo bom atrairam quase 500 mil pessoas

06 de março de 2014
Angra dos Reis teve uma taxa de ocupação turística durante o Carnaval de 92% das vagas disponíveis. Pelos cálculos da Fundação Municipal de Turismo (TurisAngra), cerca de 500 mil pessoas passaram pela cidade nos dias da folia. Nos corredores turísticos da cidade, a ocupação mais alta foi na Ilha Grande (95%) e estrada do Contorno (93%). A Ponta Leste e o Centro, vieram logo a seguir com ocupação média de 92% e 90%, respectivamente. Apenas na Ponta Sul, a ocupação ficou abaixo dessa média, com 73% de leitos ocupados.

- Os dados comprovam o levantamento prévio feito pela Fundação. Os empresários de receptivo nos informaram que semanas antes do Carnaval já não era possível encontrar pousadas para reservas em alguns lugares como a Vila do Abraão - concluiu Maria Silvia Rubio, presidente da TurisAngra.

O levantamento da Fundação também indicou que no período do Carnaval, saíram da estação Santa Luzia, no Centro, aproximadamente 100 barcos para passeio ou translado, com destino à Vila do Abraão, na Ilha Grande. Além disso, na terça-feira desembarcou no Centro, o navio transatlântico Costa Favolosa, com cerca de três mil passageiros. Na Vila do Abraão houve um desembarque no domingo e outro nesta terça.

Por determinação da prefeita Conceição Rabha, uma força tarefa com quase 50 pessoas cuidou das ações de ordenamento e fiscalização durante a folia. Na avaliação dos envolvidos, o feriado foi relativamente tranquilo. A equipe fez abordagens em praias, cachoeiras e nas ilhas, e registrou ocorrências em números abaixo do esperado. Em alguns pontos foram montadas ainda equipes fixas de fiscalização.

- Essa foi uma orientação da prefeita Conceição. Essa equipe de apoio e fiscalização ficou bem representantiva, com fiscais de meio ambiente, pda ostura, agentes de trânsito, policiais militares, funcionários do Instituto do Ambiente do Estado e da Capitania dos Portos. Foi uma equipe empenhada no combate a diversas irregularidades, desde o preparo de alimentos em áreas públicas até o camping selvageme as atividades clandestinas de turismo, como o aluguel de infláveis, ambulantes irregulares e outros - explicou Maria Silvia.

Durante a fiscalização da equipe, a principal irregularidade encontrada foi um camping ilegal na praia de Sororoca, na Ponta Leste, com cerca de 70 pessoas. Foram aplicadas 15 multas pelos fiscais ambientais por conta da atividade ilegal. Também foram encontrados grupos fazendo churrasco nas praia das Éguas, Garatucaia e na do Laboratório. Dezoito autos de infração contra este tipo de atividade e o camping ilegal foram emitidos.