Festa do Bonfim marca o feriado em Angra

Cultuar e comunidade trabalharam juntas em mais uma edição da tradicional festa caiçara

05 de maio de 2014
Os moradores do bairro Bonfim, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), realizaram mais uma bonita festa para comemorar o dia do padroeiro da comunidade, Bom Jesus do Bonfim, no último final de semana, feriado prolongado

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura apoiou o evento através de toda a infraestrutura pedida pela comunidade, que inclui palco, som, iluminação, banheiros químicos, saveiros para o transporte dos fieis e procissão marítima e as atrações musicais, que animaram as noites de quinta, sexta, sábado e domingo.

- A Festa do Bonfim é uma festividade essencialmente caiçara. O resgate dessa cultura é de suma importância para a identidade de Angra. Ano passado conseguimos resgatar a turma do bambu para a confecção das barracas e que esse ano as montou novamente - disse Délcio José Bernardo, presidente da Fundação Cultural.

Na quinta-feira, que abriu a festa foi a Banda Sonoru#39;s, na sexta-feira a animação ficou por conta da banda Mister Som. Já no sábado, a sensação da noite foram o Forró Maneiro e a Banda Kulha. Para encerrar a festa no domingo, o grupo Só Um Lance sacudiu a comunidade.

Este ano, a programação religiosa, sob o tema: ´Senhor do Bonfim fonte de Fé, Esperança e Amor´, teve missas, alvorada festiva, penitência comunitária, Missa Solene na Capela e a tradicional procissão fizeram a reverencia ao Bom Jesus do Bonfim.

O domingo também foi o dia da programação esportiva, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Competição de natação nas categorias adulto e infantil, torneio de voleibol, canoagem e corrida também animou os esportistas do bairro.

A prefeita Conceição Rabha esteve em dois dias da Festa, acompanhando a programação religiosa e profana, de sexta e domingo. Durante a visita ao bairro, durante os festejos, conversou com os moradores e pode ver de perto os serviços feitos pela Prefeitura no bairro antes da festa.

- Trago comigo uma lembrança muito afetiva da Festa do Bonfim. Quando eu era criança vinha caminhando com minhas irmãs pela estrada e comendo moranguinhos. Curtíamos a festa, o pau de sebo, os leilões. Me sinto muito a vontade nesta festa e, como prefeita, me alegro mais ainda em poder ajudar na realização deste festejo - declarou a prefeita Conceição Rabha.

Além de duas câmeras de monitoramento da Defesa Civil, instaladas na Ermida do Bonfim, na semana da festa, reparos feitos no Cais da própria Igrejinha foram pontos de elogio.

- Quero agradecer a prefeita que prometeu fazer o reparo no Cais e cumpriu. Da mesma forma que garantiu que entregaria para a comunidade câmeras de monitoramento 24h para a Igrejinha do Bonfim. Tenho certeza que agora vândalos pensaram duas vezes antes de depredar nosso patrimônio - disse Delmo, presidente da Associação de Moradores da Praia do Bonfim.