Prefeitura treina pequenos produtores familiares

Métodos para a confecção de produtos seguros, limpo e esterilizado foram o foco

04 de julho de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas, realizou, na última semana, 26, na Cooperativa Mista Sul Fluminense (Comisflu), a oficina "Boas Práticas de Fabricação", para os pequenos produtores da agricultura familiar do município. A iniciativa teve a parceria da Emater-Rio, que mantêm um escritório na cidade. O secretário de Atividades Econômicas, Rafael Ribeiro, fez as boas vindas e iniciou a oficina.

As práticas de fabricação são voltadas para produtos de origem animal e vegetal, como o queijo minas e queijo frescal, banana-passa, mel, ovos de codorna em conserva, doces em compotas, entre outros.

O objetivo da aula foi passar para os produtores métodos para a confecção de produtos seguros, limpo e esterilizado, para não haver nenhum tipo de contaminação.

Para o secretário de Atividades Econômicas, esta é uma oportunidade onde todos ganham, tanto o produtor, como o consumidor.

- Estamos preparando os nossos produtores familiares para estarem de acordo com as normas sanitárias vigentes. É importante que a classe produza um produto de qualidade. Essas produções são consumidas tanto pelos munícipes, quantos nas escolas municipais - reforçou Rafael.

Participaram da oficina cerca de 15 pequenos produtores familiares. O curso foi ministrado pela representante da Emater-Rio, Maria Cristina Salvatore. Além da parte teórica, ela fez questão de mostrar a parte prática, onde pode passar alguns conceitos do processo de produção dos alimentos seguros.