Fotografias expõem o cotidiano angrense

Exposição é o resultado das técnicas aprendidas no projeto Fotógrafo Cidadão

03 de abril de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar), está realizando uma exposição de fotografia, na Casa de Cultura, com um material selecionado no projeto Fotógrafo Cidadão, onde jovens artistas, que receberam aulas sobre a arte de fotografar gratuitamente, com direito a material didático, uniforme, etc. As aulas aconteceram na Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí, e a formatura aconteceu no último sábado, 29, no ginásio poliesportivo do bairro.

A exposição está dividida em 44 banners, um para cada aluno, com aproximadamente 10 fotografias cada. Com idades entre 12 e 16 anos, a sensibilidade dos alunos de eternizar o lugar onde moram é notável. São cerca de 400 fotos, que apresentam a visão ímpar de cada artista.

O projeto tem como objetivo central capacitar jovens das comunidades nos fundamentos da técnica, da arte e da prática da fotografia moderna. Através de oficinas e palestras, desenvolvendo a percepção e a sensibilidade do olhar, por meio de uma didática inovadora, que busca registrar a visão descompromissada que os jovens têm de suas comunidades. Foram cinco encontros, sempre aos sábados, na parte da manhã. Além do material didático e uniforme, os alunos receberam lanches e transporte para a atividades externas.

As fotografias estão expostas na Casa da Cultura, até o dia 13 de abril. As peças podem ser apreciadas de segunda a sexta-feira, de 10h às 20h, e aos sábados e domingos, de 10h às 18h.