Angra celebrará o Dia Nacional do Samba com festa na Praça Zumbi dos Palmares
Programação especial será no dia 6 de dezembro, destacando a força do samba no cotidiano e na identidade cultural angrense
Um dos maiores símbolos da cultura brasileira, o samba é celebrado em todo o país nesta terça-feira, 2 de dezembro. Em Angra dos Reis, a comemoração pelo Dia Nacional do Samba será no sábado, 6 de dezembro, na Praça Zumbi dos Palmares, em programação especial preparada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio.
No dia a dia angrense, o samba marca presença em seus compositores, premiados nas escolas de samba do Rio de Janeiro. A cidade também conta com mais de 80 blocos de embalo no Carnaval e mantém rodas de samba que movimentam o calendário cultural ao longo do ano. A Praça Zumbi dos Palmares já sedia semanalmente o projeto Instrumental na Praça, que reúne grande público nas manhãs de sábado.
Para celebrar essa influência cultural tão presente, a Secretaria de Cultura e Patrimônio organizou um dia inteiro de atividades. Segundo a secretária Marlene Ponciano, valorizar o samba é reconhecer a própria identidade do povo angrense.
— O samba, em suas diversas expressões, do choro matinal na praça aos blocos de embalo, está profundamente enraizado no DNA de Angra dos Reis. É o ritmo que movimenta nosso Carnaval, que anima as rodas de amigos e que revela talentos de altíssimo nível. Não poderíamos deixar de celebrar essa data. Com esta programação especial, durante todo o dia, reafirmamos nosso compromisso em valorizar, preservar e promover o samba como um patrimônio cultural vivo e pulsante em nossa cidade — afirma Marlene Ponciano.
Programação – 06/12
10h – Instrumental na Praça
15h – Leozão e Nossa Batukada
17h – Apresentação de Bloco Carnavalesco
19h – Grupo Nosso Som
21h – Grupo Samba Di Garota