Outubro Rosa em Angra

Prédios públicos receberam iluminação especial alusiva ao tema

02 de outubro de 2014
O Outubro Rosa, movimento popular internacional de prevenção ao câncer de mama, foi aberto oficialmente, em Angra dos Reis, na Casa Larangeiras, nesta quarta-feira, 1º de outubro, com palestras e a apresentação de alunos do Polo Musical Yumi Faraci. Prédios públicos e diversos pontos da cidade receberam iluminação na cor rosa para destacar a importância da prevenção contra a doença. Várias ações serão realizadas ao longo do mês, como palestras, debates, encontros religiosos, caminhada e distribuição de materiais informativos.

Dentre os destaques da programação estão a tradicional caminhada das mulheres, no dia 10, batizada como “Caminhada das Vitoriosas“, que reunirá mulheres que passaram ou estão passando pelo câncer de mama, além de familiares e amigos; e o Dia do Lenço, em 15 de outubro, quando lenços usados durante o dia serão doados para o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e para a ONG Revifé. A proposta é que, neste dia, os colaboradores da prefeitura de Angra trabalhem de lenço (na cabeça, enfeitando a bolsa, a roupa etc) e, após o expediente, os entreguem para doação.

Diferente do ano anterior, quando as palestras, na abertura do evento, abordaram relatos de mulheres afetadas pela doença, em 2014, a prefeitura, por meio de sua Coordenadoria da Mulher, incluiu nas discussões a questão da solidariedade, a preocupação com o lado social e a área de saúde.

- Neste ano procuramos despertar a solidariedade de entidades e pessoas em relação às pacientes com câncer. É importante que tenhamos grupos voluntários para fazer trabalhos de apoio e acompanhamento aos que estão passando por isso. E nada melhor do que ouvir e aprender, enfatizou a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Neuza Nardelli.

Além da coordenadora Neuza Nardelli e da coordenadora da Saúde da Mulher da secretaria de Saúde (FuSar), Juliana Leoni, participaram do evento de abertura do Outubro Rosa a presidente da Comissão de Direitos de Defesa da Mulher da Câmara Municipal, vereadora Lia, a deputada estadual e representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, Inês Pandeló, a representante do Comitê de Gênero da Eletronuclear, Maria Tereza Matheus Rego, a integrante do Grupo Pela Vidda de Volta Redonda, Rosane Guimarães, e a integrante da Pastoral da Saúde da Paróquia Cristo Rei, Maria Catarina, além de outras autoridades. As misses Bruna de Cássia e Eduarda Melo também prestigiaram o evento.

O tema do Outubro Rosa, em Angra, este ano, é “Solidariedade“. A campanha é organizada pela prefeitura de Angra, por meio de sua Coordenadoria da Mulher, junto com parceiros e voluntários, como o Grupo Pela Vidda e a Pastoral da Saúde.
Programação:
Dia 5, às 19h30min, na 1ª Igreja Batista da Japuíba - Culto da Esperança do Lenço.
Dia 7, às 18h, na Câmara Municipal - Palestra “Saúde Rosa“, sobre ações educativas e preventivas do câncer de mama.
Dia 10, às 17h - Caminhada das Vitoriosas. Concentração na Praça General Osório, Centro.
Dia 11, às 10h, Avenida Magalhães de Castro - Distribuição de material informativo aos moradores do Parque Mambucaba.
Dia 14, às 18h, na Câmara Municipal - Palestra “Conquistar e fazer valer!“, sobre políticas públicas e leis que amparam os portadores de câncer.
Dia 15 - Dia do Lenço, com cultos em várias igrejas evangélicas. Os lenços arrecadados serão destinados ao Inca e à ONG Revifé.
Dia 18, às 10h, no Centro Comercial do Village - Distribuição de material informativo aos moradores de Jacuecanga.
Dia 21, às 18h, na Câmara Municipal - Palestra “O bom da vida é ser feliz“, sobre prática vivencial e o sistema biocêntrico (biodança) e saúde emocional.
Dia 25, às 10h, no Campo da Porteira - Distribuição de material informativo aos moradores da Japuíba.
Dia 26, às 19h, Village - Missa na Igreja São José Operário.
Dia 29, às 20h, na Praça Zumbi dos Palmares - Nhoque da Sorte, no tradicional dia do nhoque, no restaurante Casa Nova. Parte do dinheiro arrecadado com o prato será revertida para ONGs de Angra.
Dia 30, às 10h, no auditório do Ceav - Encontro com as normalistas do Ceav;
às 18h30min, no Teatro Municipal Câmara Torres - Contra o Câncer de Mama, apresentação com poesias e trovas, em parceria com o Ateneu e a União de Trovadores do Brasil (UBT).
Dia 1º de novembro, às 10h, na Rua do Comércio - Encerramento do Outubro Rosa com serviço de corte de cabelo para doação à ONG Laço Rosa (para a confecção de perucas). Atividade coordenada pelo Rotary Clube.