Segurança Pública em debate

Conceição participa de audiência e anuncia mais câmeras de monitoramento e implantação de disque-denúncia

01 de abril de 2014
Representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram na segunda-feira, dia 31 de março, na Câmara Municipal, para uma audiência pública sobre a situação da segurança pública em Angra dos Reis. O encontro contou com a presença da prefeita Conceição Rabha, que participou ativamente do debate, falando sobre algumas das ações do Poder Executivo em sua gestão e respondendo a algumas das perguntas feitas por representantes da sociedade.

O encontro serviu para que se apontassem alguns dos problemas e possíveis soluções. A criação de um Conselho Comunitário de Segurança em Angra e o aumento do efetivo da Polícia Militar foram algumas das soluções mais ressaltadas. Um conselho comunitário funciona como um instrumento de participação popular, cuja proposta é fazer interagir, em um mesmo espaço e de forma democrática, diversos segmentos da sociedade, representantes das polícias militar e civil, do poder público e de instituições privadas. De acordo com as autoridades policiais, o conselho contribui para a eficácia da gestão de segurança.

Além de representantes das polícias militar, civil e federal, também participaram membros do Ministério Público, do qual partiu a iniciativa da audiência, do Poder Judiciário, Poder Legislativo, sindicatos e outras entidades de classe. Além da prefeita, representando o Executivo também estavam os secretários de Governo, Robson Marques, e de Atividades Econômicas, Dilson Affonso.

Alguns números sobre a segurança pública em Angra foram apresentados. A quantidade de roubos e furtos ao comércio subiu 222% entre 2012 e 2013. Também houve aumento de casos de estupros, roubos e homicídios. O número de prisões aumentou em 97% na comparação entre os dois anos, e, o de apreensões de drogas, 43%.

A prefeita Conceição falou sobre ações da prefeitura que podem contribuir para a prevenção na área de segurança e para a redução da cultura de violência. Ela falou, principalmente, sobre oportunidades na área de educação que vêm sendo oferecidas para crianças e jovens. A prefeita citou a vinda do Pronatec, por iniciativa da prefeitura junto ao governo federal, através do qual mais de 800 jovens foram formados ou estão se formando em diversos cursos técnicos; parceria com a BG Brasil, que possibilitou cursos na área de construção naval; investimento nas escolinhas de esporte espalhadas por todo o município; ampliação das vagas em cursos superiores, através da Universidade Estácio de Sá e da busca pela instalação de uma faculdade de medicina no município.

- Tudo passa pela educação. Se nós não fizermos um investimento maciço na educação, fica difícil construir um município, um estado, um país - disse a prefeita.

Conceição falou sobre a intenção da prefeitura em ampliar os Centros de Educação em Horário Integral (Cehi) e sobre o projeto que o governo municipal está desenvolvendo com o comércio local, chamado Jovem Aprendiz, que irá possibilitar o primeiro emprego a muitos jovens.

A prefeita destacou ainda investimentos em áreas de lazer, como a revitalização de quadras de esporte, e em iluminação pública. Ela ressaltou ainda a ampliação das câmeras que fazem parte do sistema do centro de monitoramento, equipamento da Defesa Civil municipal que tem sido fundamental na colaboração com o policiamento. Os próximos bairros a receberem as câmeras são alguns dos localizados entre o Centro e Garatucaia. Além disso, em breve será instalada no município a sede do Disque-Denúncia da Costa Verde, mais um dispositivo de segurança que o governo municipal está trazendo através de parcerias. Representantes da área de segurança pública elogiaram a ação do Executivo.

- Todos que aqui falaram demonstraram entender que a segurança pública é um sistema integrado, que precisa da participação de todos. Ela é um dever do estado, mas uma responsabilidade de todos. A política de segurança passa pela inclusão social. Passa por iniciativas que facilitem a retirada de crianças das ruas, o acesso ao emprego e a melhores moradias. Isso inclui o Executivo, que, com a prefeita Conceição, vem fazendo um excelente papel - resumiu o coronel Mendes, um dos representantes da Polícia Militar.