A Prefeitura deu início nesta sexta-feira (24) às obras do edifício anexo do Novo Centro Administrativo Sustentável, no Centro. O projeto é viabilizado através de uma parceria público-privada (PPP) com o consórcio Entelm, vencedor do leilão realizado em setembro de 2023. A obra tem um prazo estimado de 6 meses para sua conclusão. Após esse período, as secretarias de Assistência Social, Educação, Trânsito, Parques e Jardins, SAAE e Bem-Estar Animal serão transferidas provisoriamente para o edifício anexo, até que as obras no edifício principal sejam concluídas, o que está previsto para ocorrer em 18 meses após a conclusão do primeiro edifício.
- É com muito prazer que anuncio o início das obras com a presença de tantos servidores públicos. Este novo prédio anexo foi projetado para fornecer um atendimento integrado de todas as secretarias da prefeitura, promovendo eficiência e agilidade por meio de tecnologia e inovação - comentou o prefeito Fernando Jordão.
O prédio anexo, que contará com seis andares, ocupa uma área de 1.600 m² no terreno e totaliza 10 mil m² de área construída. Após a conclusão das obras do edifício principal, o prédio anexo será convertido em um edifício garagem, oferecendo mais comodidade e infraestrutura para os serviços municipais.
- É com grande satisfação que damos início às obras do edifício anexo do Novo Centro Administrativo Sustentável. Com um prazo de 6 meses para sua conclusão, o edifício anexo será um marco de eficiência e inovação, integrando diversas secretarias da prefeitura em um único local. Após a conclusão das obras do edifício principal, previsto para 18 meses após a finalização do anexo, nossa cidade verá uma redução substancial nos gastos com aluguéis, resultando em uma economia de mais de R$ 12 milhões por ano - declarou o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.
Mais sobre o Novo Centro Administrativo Sustentável
O objetivo do projeto do Centro Administrativo Sustentável é centralizar as secretarias e reduzir gastos em geral, oferecendo uma economia de mais de R$ 12 milhões por ano aos cofres públicos municipais. A iniciativa também visa proporcionar novos serviços à região central, incluindo opções de gastronomia, lazer e comércio.
O prédio principal do projeto terá uma área de 3.300 m² e uma área total construída de 5 mil m², com previsão de conclusão em 18 meses após a conclusão do primeiro edifício.
- Este prédio funcionará de forma provisória como sede administrativa durante 18 meses, enquanto as obras do edifício principal estiverem em andamento. Estamos atualmente realizando as fundações e iniciando o canteiro de obras. Este é um sonho de Angra que está se tornando realidade. Estamos comprometidos em entregar um espaço que integrará diversas secretarias, promovendo maior eficiência e inovação no atendimento público. Este projeto reflete nossa dedicação à sustentabilidade e à melhoria dos serviços prestados à população da cidade de Angra dos Reis - afirmou Fernando Aramaki, diretor institucional do consórcio Entelm.