Prefeitura fiscaliza crime ambiental

Três homens foram detidos e diversas ferramentas utilizadas apreendidas

Segunda-Feira, 18/09/2023 | .

Uma ação conjunta do Instituto de Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR), juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e com equipes do 33° Batalhão da Polícia Militar, resultou na detenção de três homens sob a acusação de crime ambiental e furto, nas proximidades da estação Jussaral, localizada entre os bairros da Banqueta e do Parque Belém.

De acordo com os órgãos envolvidos na fiscalização, a ação foi realizada no fim da última semana, após uma denúncia anônima que alertou as autoridades sobre as atividades suspeitas na localidade. De acordo com os denunciantes, os suspeitos estavam desmatando uma área de preservação para a abertura de uma estrada, além de praticarem furtos de materiais da linha férrea desativada, que ligava Angra a Barra Mansa.

Ao chegarem no local, as equipes de fiscalização flagraram três indivíduos utilizando ferramentas para cortar os trilhos da linha férrea. Ao serem questionados sobre o ocorrido, os suspeitos afirmaram que estavam apenas realizando a limpeza do caminho para acessar o sítio do contratante. Diante da situação, os três homens foram detidos e encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis. Junto com eles, também foram apreendidos diversos equipamentos utilizados para a prática de crime ambiental.

INSTALAÇÃO DE PLACAS

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados e deveres com as unidades de proteção ambiental, o IMAAR vem realizando a instalação de diversas placas em pontos estratégicos destas áreas. Foram instaladas placas nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Sapinhatuba, Banqueta e no Parque da Cidade, ao redor de toda estrada do contorno.

As placas contêm dicas de como cuidar e preservar o meio ambiente, além de informações sobre a área de preservação e do telefone do disque denúncia: 0300 253 1177.