Usuários do SUS que estiveram nesta segunda-feira (11) na sala de espera do CEM Centro foram surpreendidos por um momento de educação em saúde oferecido por ocasião do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
A ação foi realizada na sala de espera da unidade, das 13h30 às 15h, e será repetida na terça-feira, 12. Nela, a diretora do departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, a psicóloga Maria Augusta informações sobre mudança nos hábitos visando melhorias na qualidade de vida das pessoas.
– Neste mês, quando organizamos o Setembro Amarelo, foi realizada uma roda de conversa para que todos pudessem falar das emoções, da importância do acolhimento e do respeito próprio. Além disso, fortalecemos a ideia de que o uso da medicação é muito importante, mas precisa estar associado às mudanças de hábitos de vida. Acima de tudo, também temos que aprender a pedir ajuda para suportar as angústias e dores, já que falar onde dói é um ato de coragem – resumiu a diretora do departamento de saúde mental.